Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Oi... MULHER... Que lindo !... -- 16/06/2005 - 21:47 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Nasceu em Itaperuna, tal como uma flor que desabrocha ávida de espaço na Primavera - 6 de Abril de 1963 - esta dama noroestina fluminense, veio a florir impante em Campos do Goytacazes, ora parecendo-me talhada para perfumar o futuro político do Brasil.

Consorciou-se, há 22/23 anos, com o ex-governador carioca Antony Garotinho, com quem gerou quatro esplêndidas flores e adoptou mais cinco - quatro rosinhas e cinco garotinhos - tendo politicamente, até à ascensão a governadora, exercido por acumulação as funções de primeira-dama, presidente da Vida e Obra Social - organização civil sem fins lucrativos - e secretária de Estado da Acção Social e Cidadania no decurso da governação de seu esposo.

Durante o tempo que secretariou a SEASC - à volta de dois anos - fez operar uma eficiente e dinâmica remodelação nos serviços e promoveu com óptimo efeito cerca de 60 programas de vocação social, entre os quais se distinguem os "Restaurantes Populares", o "Cheque do Cidadão", o "Leite e Saúde e o PAIF, "Programa de Atendimento Integral à Família", actividades estas todas destinadas a proteger e auxiliar a população carente do Rio de Janeiro.

A actual governadora do Rio, embora sendo o primeiro cargo público que assumiu, possui uma vasta e variadíssima experiência em política administrativa. Militando lado a lado com o marido, defendeu renhidamente os direitos dos trabalhadores, tendo também participado na fundação do PT de Campos em 1982. Todavia, no ano imediato, o casal filiou-se no PDT, ao qual durante 20 anos se devotou. Porém, em 2000, optaram pelo PSB, tendo esta enérgica mulher desempenhado uma actividade decisiva na elevação de Antony Garotinho a governador.

Pelas duas vezes em que foi primeira-dama de Campos, Rosinha tendia e preocupava-se com as problemáticas da área social, tendo levado a cabo uma larga série de bem gizados planos de auxílio e protecção ao diverso leque de instantes carências entre a população desfavorecida, onde se destaca o enorme esforço que produziu para retirar milhares de crianças da rua, levando-as para as salas de aula através de bem urdidas actividades culturais e desportivas.

Filha de Gandur Assed, ferroviário, e de Wilmar Barros Assed, professora primária, Rosinha cresceu alimentando uma profunda paixão pelo teatro. Aos 16 anos, quando ensaiava uma peça, surgiu-lhe Antony Garotinho, com quem, após auspicioso enleio, deu o nó marital em 1981. Tiveram quatro filhos, Clarissa, Wladimir, Anthony e Clara, tendo ainda adoptado mais cinco, Aparecida, Altamir, Amanda, Wanderson e David.

Em dada altura Rosinha declarou: "Sou filha de pais separados e sempre quis uma família estruturada". Fiel e leal companheira de uma vida, Rosinha sempre esteve em todos os lados em que esteve seu marido, afrontando com corajosa tenacidade todos os momentos delicados e difíceis: "Temos um casamento fortalecido nas muitas dificuldades que enfrentamos", acrescentou ela, recordando o tempo em que o esposo permaneceu desempregado. Durante a primeira gravidez, Rosinha não esquece a aflitiva e gravosa situação que teve de suplantar, chegando mesmo a ir para a rua a vender entusiasticamente cosméticos de porta em porta.

Rosinha é professora diplomada pelo Colégio Batista Fluminense. Trabalhou em teatro amador e ao longo de 16 anos foi uma radialista que logrou influência e sucesso.

Com os filhos, esta bela e excepcional dama, usufrui em plenitude, apesar de todos os seus afazeres, uma intensa relação de amor, muito carinhosa, muito forte. Nada a desvia ou lhe impede que ela cumpra com exímia exemplaridade o dever maternal, exercendo e impondo um bem cuidado regulamento doméstico em sua lide quotidiana. Esta senhora congrega-se sob a égide da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo e, em conjunto com o marido, é ministra da Escola Bíblica Dominical.

A quem a interroga sobre como consegue conciliar e suportar tão grande trabalheira, entre marido, filhos, lar e trabalho, esta estoica mulher brasileira de corpo e alma inteira, replica com o seu peculiar sorrisinho enobrecido: "Não deixo faltar o diálogo. Explico a eles o que vamos enfrentar, para saber se eles terão saudade, se vão reclamar. Tenho uma família sólida e madura. Ela é o que mais preservo na minha vida".

Oi... MULHER... Que lindo! Temos à vista a futura primeira Presidente do Brasil.

António Torre da Guia



Som = Maria Bethania em "Sonho meu..."








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui