Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A falácia do discurso -- 12/06/2005 - 19:45 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Deleito-me a observar os falantes da língua a comunicarem, como se saísse naturalmente para os outros...quando o vício do cliché, o trejeito do gesto,a repetição das interjeições, as questões de retórica,o abuso do provérbio, entre muitos outros artifícios,denunciam muitas fraquezas humanas e por outro lado revelam as personalidades, desvendando até as mazelas aleijonas morais da existência.
Foi por este observar que constatei na Licinha uma manobra de diversão bestializadora.Não olhando para o seu receptor,entortando o lábio, sibilava um arremesso de sons que mais pareciam peneiras assolapadas, tudo isto, para distraír a assembleia de bastidores que de orelhas a pique absorviam mais uma calúnia proferida da melhor e mais encantadora forma!senti-lo-ia a Licinha, como verdade?Licinha no entortar do seu lábiozinho denunciava a sua leviana arte de fingir o que corroborava no seu olhar fugidio...mas o discurso saía retumbante: usaram de má fé os provisórios de malas de cartão, tal Linda de Suza e daí ao boato foi um ápice...e a razão?A Licinha falava a verdade...o entortar do labiozinho denotava nervosismo,o baixar dos olhos timidez e o seu gesto de armada em grâ-fina foi totil!Como dissuadir aquela assembleia de antas empestadas pelo ruído venenoso, se só acreditavam no que ouviam e queriam ver?Aparentemente verdadeiro, original e fidedigno, o discurso sem máscara e bem estudado sob suporte contextual sincrónico e até diacrónico,era um autêntico camuflado embuste, determinado pela ignorância e pela síndrome de ansiedade do poder.Mas fazer esta desconstrução daria muito desgaste e pontualmente, ali, ninguém acreditaria na sua falácia...só o tempo o demonstrará, depois de muitas experiências observadoras do discurso de Licinha que é igual a ela própria: Falsa.Só os profissionais da Psicolinguística é que a poderão ajudar, se ela o desejar, claro!
A análise da acrobacia do discurso é fantástica, sobretudo quando nos provoca uma barrigada de riso!Mas estas considerações ficam connosco não vá alguém apelidar-nos de invejosos,pois a pequenez invoca a inveja quando não suporta a frieza da inteligente análise.Neste sentido, posso dizer que o discurso é como um circo, no sentido em que nos diverte a valer. Podemos sempre fantasiá-lo dependendo da nossa intenção.E se formos inteligentes o receptor só acredita na verdade que transmitimos...podemos então mover montanhas, mas a prudência deve estar presente para não sermos meros manipuladores de enfermos do pensamento.

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui