Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA DAS MAIORES OBRAS DE ENGENHARIA -- 03/02/2004 - 23:22 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










"UMA DAS MAIORES OBRAS DE ENGENHARIA"








QUANDO o templo de Deus foi construido em Jerusalém durante o reinado de Salomão, há uns 3.000 anos, um belo reservatório de água, feito de cobre , foi instalado do lado externo na entrada do templo. Ele era enorme, pesava mais de 30 ton. e comportava 40.000 lts. de água . Era chamado de mar de fundição (ou mar de metal fundido). - 1 Reis 7:7:23-26 "Ha pouca dúvida de que aquela tenha sido uma das maiores obras de engenharia feita pelos hebreus", diz o anterior encarregado técnico do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá, Albert Zuidhof, na publicação Biblical Archeologist.







Como o mar de metal fundido foi feito ?





"Foi no distrito do Jordão que o rei os fundiu [os utensílios de cobre] em molde de argila", diz a Bíblia.- 1 Reis 7:45,46. O processo de fundição deve ter sido parecido ao método de fundição por cera perdida , ainda usado na fabricação de grandes sinos de bronze diz Zuidhof. Ele explica que isso basicamente envolveria fazer um molde de cera sobre uma fôrma semi-esférica de argila, colocada de cabeça para baixo, cujo formato correspondesse ao volume interno do mar de fundição. Quando isso estivesse pronto, os fundidores tinham de fazer outra forma de argila sobre esse molde de cera e esperar secar. Os passos finais seriam derreter a cera entre as duas formas de argila e despejar o bronze líquido na cavidade atravéz de orifícios já deixados propositalmente.



Por causa do enorme tamanho e peso do mar de metal fundido, foi preciso muito habilidade para construí-lo. O núcleo da fôrma interna e a fôrma externa tinham de ter estrutura para suportar uma pressão de aproximadamente 30 ton. de cobre derretido, e a fundição tinha de ser feita numa operação contínua para evitar rachaduras e falhas. Isso provavelmente exigiu uma série de fornalhas interligadas para se poder despejar o metal derretido dentro dos moldes. Uma obra gigantesca !







Perigo







Qualquer erro de cálculo poderia ocasionar uma enorme explosão, deixando um saldo negativo em vidas humanas. Não se tem notícia de um único incidente.







Oração







Ao orar na inauguração do templo, o Rei Salomão deu a Jeová o crédito por todo o trabalho feito no templo, dizendo: "Fizeste a promessa com a tua própria boca e deste cumprimento com a tua própria mão." - 1 Reis 8:24.





Don Cuervo













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui