Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de Marco Balbi para Míriam Leitão e O Globo -- 09/08/2013 - 10:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Enviei a carta abaixo para a jornalista Miriam Leitão e para o jornal O Globo. Remeti, também, cópia para o MD, para o Cmdo do EB e do CMNE.

Só hoje pude me dedicar totalmente à leitura dos dois artigos publicados no jornal O Globo dos dias 4 e 5 de agosto próximo passados.

Achei-os muito interessantes e devem atender bem aos seus objetivos profissionais e aos do fotógrafo Sebastião Salgado.

Ocorreram-me, entretanto, algumas dúvidas a respeito da matéria. A primeira delas foi que em momento algum a senhora procurou ouvir a palavra do Governo do Estado do Maranhão. Afinal, ele deveria ter algumas considerações a fazer a respeito do assunto, não é verdade?

A segunda foi o porque a senhora não se dignou ouvir o MD, o Comando do Exército Brasileiro ou, em última instância, o Comando Militar do Nordeste, cuja tropa atuou na área. Aliás uma rápida pesquisa em sites de busca encontram-se as notícias a respeito da Operação Hiléia Pátria, no site do Exército e no site do Comando Militar do Nordeste.

Outra pergunta seria a senhora informar quem demarcou a área indígena em questão? Até onde eu saiba, normalmente são acionados os organismos do Exército, especializados em geodésia e cartografia, para realizar o citado trabalho! Talvez os seus leitores quisessem ter esta informação!

As citações que a senhora faz, por ouvir dizer, sobre o Exército e a atuação do mesmo na área são parciais e acabam passando uma falsa impressão aos seus leitores.

Assim, logo na introdução do artigo, em seu quarto parágrafo, a senhora afirma "o Exército desembarcou na região com 700 homens, numa operação com o IBAMA, para reprimir o ataque à floresta e a produção de maconha em terras indígenas e encontrou abundantes provas do crime de desmatamento." Posteriormente a senhora repete esta mesma informação, quase ao final do primeiro artigo, afirmando que foi o fotógrafo Sebastião Salgado quem a prestou. No restante do artigo não há mais referência alguma ao Exército e a atuação na área. A instituição atuou ou não? Compactuou com o crime de desmatamento, já que havia encontrado abundantes provas?

Ora, D. Míriam, o Exército estava lá para proporcionar apoio logístico a uma operação de responsabilidade de outras agências governamentais, FUNAI, IBAMA etc, a quem caberia tomar as providências judiciárias, uma vez que, ao que me consta, o Exército não tinha o poder de polícia, tinha? Bom, não poderia esperar que ao menos a senhora fosse parcial em se tratando do assunto. Afinal, a senhora fez questão de ressaltar a filiação de um dos integrantes da FUNAI, o pai teria sido ex-presidente da UNE. E teria herdado do mesmo a disposição para a luta pelos índios, semelhante à paixão demonstrada pelo pai nos comícios de 1968. Que informação relevante! Mas, não está ali sem querer, uma vez que a senhora faz questão de relatar que há pessoas ligadas ao movimento negro, com doutorado na USP, lutando ao lado dos direitos dos índios. Não sei porque, mas estou começando a ver um certo ar de esquerdismo explícito na reportagem. Será que é por isto que o Exército não foi ouvido?

Como dizia o grande filósofo maranhense Joãozinho Trinta quem gosta de miséria é intelectual, então tudo se explica, não é verdade? Sebastião Salgado já recebeu vários prêmios fotografando a miséria mundo afora. Quem sabe agora não será a vez da senhora? Boa sorte!

Marco Balbi

https://www.facebook.com/marco.balbi.12

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

 

Bons Tempos, hein?

""

PIB: 13 %            oferrao.atarde.uol.com.br               PIB: 0,9 %

E ainda tem gente que esqueceu ou desconhece os bons tempos do Governo Militar e hoje o critica. Comparem com os dias de hoje!

 

Escracho

""

O Palácio do Planalto amanheceu com uma faixa no topo do prédio:

"AQUI VIVE UMA TERRORISTA"

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui