Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil 85 em diante . Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 12:35 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1985 EM DIANTE QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 . PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL









GOVERNO SARNEY



1. PUC 2004 - . Após duas décadas de governos militares e da intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram

A) diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.

B) diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).

C) indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.

D) indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.

E) diretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.



2. UNESP 2004. A respeito da Constituição de 1988, é correto afirmar que

a) o direito de promover ações de inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.

b) o direito de voto foi assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos, desde que alfabetizados.

c) os direitos civis foram amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime inafiançável.

d) o direito do poder público intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre os trabalhadores.

e) o direito à informação ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.



GOVERNO LULA



3. UNIFESP 2004 Em 2003, algumas personalidades pertencentes aos três campos do nosso espectro político (esquerda, centro e direita) têm comparado o momento atual vivido pelo país com o último ano do governo João Goulart. Sobre tal comparação, pode-se afirmar que, agora,

a) parece haver só uma política econômica possível, a imposta pelo FMI, ao passo que, em 1963, parecia haver três, a capitalista nacional, a associada e a socialista.

b) a reforma agrária constitui, como em 1963, uma necessidade tanto econômica, para aumentar a produção agrícola, quanto social, para diminuir a pobreza.

c) as reformas previdenciárias e tributárias visam, ao contrário das reformas de base de 1963, iniciar um efetivo processo de desconcentração da renda.

d) os movimentos sociais, tal como em 1963, guiados por partidos políticos radicalizados, estão provocando um clima de medo e insegurança.

e) a dívida externa e a recessão econômica, ao contrário do que ocorreu em 1963, não têm impedido o governo de aumentar o salário mínimo.







4. UFSCAR 2004 . Há muitas representações errôneas na história sobre as populações indígenas brasileiras. No entanto, é correto reconhecer que

a) todos os índios são iguais, porque possuem a mesma cultura e descendem de populações que chegaram à América há 40 mil anos.

b) os índios pertencem gloriosamente ao passado da história brasileira, mas, infelizmente, hoje em dia, já foram todos aculturados.

c) as comunidades indígenas precisam ser preservadas porque são representantes da “infância” da humanidade, ou seja, de um estágio inicial da história.

d) as culturas indígenas sobreviventes, atualmente, vivem de modo similar há centenas de anos, mantendo costumes de seus ancestrais, como daqueles que viviam aqui em 1500.

e) os povos indígenas permanecem com o direito de reivindicar terras e outros direitos à condição de índio, mesmo quando alteram aspectos no seu modo de viver, por influência da sociedade ocidental.





ECONOMIA BRASILEIRA HOJE



5. FUVEST 2004. a) Identifique as duas maiores áreas urbanas da região

Norte do país.

b) Apresente e explique uma característica física e

uma característica econômica de cada área citada.



6. FUVEST 2004 O ingresso de investimento direto estrangeiro no Brasil,

na década de 1990,

a) desenvolveu tecnologias de ponta e aprimorou a rede de transporte no país.

b) melhorou a distribuição da renda e determinou a reforma do sistema previdenciário.

c) levou os produtos tecnológicos à liderança na pauta de exportação do país, diminuindo a desigualdade regional.

d) remunerou o capital internacional e diminuiu postos de trabalho no país.

e) dificultou parcerias com a União Européia e as aumentou com os Estados Unidos.



7. UNICAMP 2004. No Brasil, as empresas estatais assumiram crescente parcela da formação de capital, com a constituição de grandes empresas setoriais de atuação em todo o território nacional. Uma dessas empresas é a Petrobras, que completa 50 anos no ápice de seu vigor financeiro. A Petrobras está envolta, até os dias atuais, em um debate entre “liberais” e “nacionalistas” que marcou sua criação, em 1953, por Getúlio Vargas, sob o lema “o petróleo é nosso”. (Adaptado de Sérgio Prado, Aspectos Federativos do Investimento Estatal, em Rui de B.A. Affonso e Pedro L. B. Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federação. São Paulo: FUNDAP, 1996, p. 11 e Folha de S. Paulo, Caderno Especial Petrobras 1953-2003, 03/10/2003).

a) Desde que foi criada até meados de 1990, a Petrobras operou como monopólio estatal de exploração, produção e de refino. O

que mudou na indústria petrolífera no Brasil com a quebra do monopólio estatal do petróleo?

b) Como a Petrobras vem reagindo à quebra do monopólio estatal de petróleo?

c) Em qual estado brasileiro há a maior concentração das atividades de produção petrolífera e em qual estado há a maior concentração das atividades de refino?



8. UNESP 2004. O gráfico representa a evolução das exportações brasileiras no período 2000-2002. Analise-o e, considerando os principais mercados compradores, assinale a alternativa que contém as alterações mais significativas verificadas no período.

Evolução das exportações brasileiras para os principais mercados (em %)

EUA Un Eur. Ásia Mercosul Outros

2000 25,0 14,0 11,5 26,5 24,7

2001 27,4 10,9 11,8 25,5 24,3

2002 29,2 6,6 14,8 25,0 25,7

Fonte : Banco Central , 2002 .

a) Predomínio de exportações para o Mercosul e diminuição dos mercados asiáticos.

b) Aumento do total exportado para os Estados Unidos e União Européia, em detrimento da participação de produtos brasileiros nos outros mercados do

mundo.31

c) Diminuição das exportações para o Mercosul e aumento da participação de produtos brasileiros nos mercados asiáticos.

d) Perfeito equilíbrio nos percentuais exportados para os vários mercados compradores da Ásia, tanto no ano 2000 como em 2002.

e) Manutenção dos mercados compradores do Mercosul e diminuição dos mercados asiáticos.



9. UFRJ 2004 - A administração pública em 2002 , teve a seguinte participação na formação do PIB das regiões brasileiras

Norte 18% , Nordeste 20% , Centro Oeste 33% , Sudeste 12% e Sul 11% .

a) Explique a menor participação da Administração Pública no conjunto formado pelas regiões Sudeste e Sul .

b) Explique por que há um papel mais expressivo da Administração Pública na formação do PIB da região Centro Oeste .



10. UFSCAR 2004 - . A Medida Provisória editada pelo Governo em 25.09.2003, que autorizou o plantio da soja transgênica na safra 2003-2004, acirrou os debates em torno do uso de sementes geneticamente modificadas no Brasil. Em relação a esta questão, responda.

a) Qual o Estado brasileiro que apresenta maior proporção de produtores utilizando sementes geneticamente modificadas?

b) Considerando os argumentos usualmente presentes no debate sobre alimentos transgênicos, cite um argumento de ordem econômica e um de ordem ambiental, utilizados pelos grupos contrários ao uso de sementes geneticamente modificadas.



11. PUC 2004 . A produção de energia elétrica tem origem em diferentes fontes. Na França, 80% provêm de 56 reatores nucleares. No Brasil, mais de 90% da energia produzida vêm das usinas hidrelétricas. A esse respeito

observe os dados que seguem:

Reservas e Produção de Urânio no Mundo

País Reservas em 1998 (t U)

Cazaquistão 957.000 Austrália 910.000 África do Sul 369.000 Estados Unidos 355.000 Canadá 332.000 Brasil 309.000 Namíbia 287.000

Total Mundial 4.416.000

País Produção em 1998 (t U)

Canadá 10.922Austrália 4.910 Nigéria 3.714 Namíbia 2.780Rússia 2.530

Total Mundial 34.986

Fonte: http://www.inb.com.br/reservasMundiais.asp

Sobre as condições de produção de energia elétrica verificáveis no Brasil e na França é INCORRETO afirmar que

A) as reservas de urânio são ainda abundantes e podem garantir o abastecimento de energia elétrica na França que, portanto, está tão segura quanto o Brasil.

B) a energia hidrelétrica, se comparada à energia elétrica de fonte nuclear, tem um custo mais baixo, o que dá ao Brasil condições favoráveis para o desenvolvimento.

C) apesar da oferta abundante de urânio, a França é claramente dependente de uma fonte de energia que não provém de seu território, o que é um risco.

D) ainda que a oferta de eletricidade dependa da oferta hídrica do território, o Brasil tem segurança estratégica e independência na geração de energia elétrica.

E) algumas das reservas de urânio e das áreas que o processam situam-se em regiões instáveis em termos geopolíticos, o que é arriscado para os dependentes.



12. UFSCAR 2004 . Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem

as características que melhor representam o modelo familiar.

a) Trabalho e gestão intimamente relacionados / trabalho assalariado predominante / agricultura de capital intensivo.

b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.

c) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.

d) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.

e) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.

28



13. UFSCAR 2004 - O setor petrolífero sofreu mudanças consideráveis desde a crise mundial do petróleo em 1973. Atualmente, o setor petrolífero brasileiro apresenta como característica:

a) diminuição da dependência de importação de petróleo bruto, apesar de ainda importarmos cerca de 50% do consumo do país.

b) maior volume de extração em terra do que em plataformas marítimas, com o início da produção na jazida de Urucu (AM).

c) menor custo para extração de petróleo na plataforma continental do que em poços terrestres, em função da tecnologia de prospecção em profundidade.

d) as principais áreas produtoras referem-se ao Sudeste e ao Nordeste, sendo que ao Rio de Janeiro cabe mais da metade do petróleo extraído no Brasil.

e) monopólio total do Estado na comercialização dos derivados de petróleo, diferentemente do que ocorre com outros setores energéticos brasileiros.



14. UNESP 2002 . Observe o gráfico, que contém a distribuição das cargas entre diversas modalidades de transporte em três países com grande extensão territorial.

Distribuição de cargas entre as modalidades de transporte em %

Rodov.Ferrov.Aquaviário

Brasil 60,5 20,8 13,8

EUA 33,5 44,0 22,6

China 13,0 36,6 50,0

Fonte : Ministério dos Transportes , Geipot e CNT



a) Identifique a principal modalidade de transporte utilizada

em cada um dos países, analisando-as em termos de custos.

b) Como cada país complementa sua principal opção de transporte? Considerando os custos de cada um dos meios de transporte, em qual dos três países a opção é mais adequada?



15. UNESP 2002. Analise o gráfico, que representa o saldo do agronegócio e o saldo da balança comercial brasileira no período 1998-2002.

Brasil, saldo do agronegócio comparado com o saldo comercial US$ bilhões

1998 1999 2000 2001

Agronegócio 13,3 15,7 13,6 19,0

2002

23,0

Comercial 1998 1999 2000 2001

-6,6 -1,3 -0,7 2,6 2002

13,1

Fonte : Ministério da Agricultura , 2003

a) Com base nas informações sobre o saldo da balança comercial, separe os dados relativos ao período em dois conjuntos, justificando. Compare a situação das exportações e importações nos anos de 1998 e 2002.

b) Descreva o saldo do agronegócio no período, destacando sua importância no desempenho da economia brasileira.



16. UNESP 2002. Observe o gráfico, que representa a participação dos setores industriais no PIB brasileiro nos anos de 1991 e 2001, segundo o IBGE.

Brasil Participação dos setores industriais no PIB em %

1991 2001

Extração petróleo 0,91 2,40

Refino de petróleo 2,26 3,34

Fabricação ap. mat elétrico 0,79 0,61

Fabr. Equi mat eletrônico 0,96 0,55

Indústria Textil 1,21 0,41

Fonte : IBGE 1991 e 2002 .

a) Agrupe os setores industriais que mais cresceram e aqueles que menos cresceram, destacando a mudança ocorrida nos dois anos considerados.

b) Utilizando seus conhecimentos geográficos, justifique a participação de cada um dos grupos identificados no PIB brasileiro.





SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE



17. UNICAMP 2004 - . Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo. Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. (Teresa Pires do Rio Caldeira, Enclaves fortificados: a nova segregação urbana, Novos Estudos. São Paulo: CEBRAP, março de 1997, p. 155).

a) O que tem causado a disseminação dos chamados enclaves fortificados?

b) Aponte duas conseqüências nas relações sociais com a disseminação dos enclaves fortificados.

c) Cite duas modificações na paisagem urbana que vêm ocorrendo com a disseminação dos enclaves fortificados.



18. UNESP 2004. Uma charge de Angeli mostra uma família muito pobre e com muitos filhos e a respeito da alimentação o marido fala à mulher : “Tá vendo . Se tivéssemos um computador era só procurar em um serviço de busca da Internet.” . (Angeli. Folha de S.Paulo, 11.06.2003.)

... enquanto o Estado pretende acabar com o “analfabetismo digital” (...) muitos brasileiros ainda permanecem à parte da produção e da compreensão da palavra

escrita, a qual soa mais como um privilégio de poucos, do que como um direito de todo o cidadão. Portanto, o analfabetismo é o maior desafio a ser enfrentado pelo

Estado para a consolidação de uma sociedade da informação no Brasil, uma vez que os estoques de informação na internet encontram-se, em sua maioria, sob

a forma de texto escrito, inacessíveis para cerca de 20 milhões de brasileiros que não sabem ler e escrever. (Rubens da Silva Ferreira. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do estado. Ciência da Informação, vol. 32, n.o 1, 2003.) A partir da charge e do texto:

a) aponte dois entraves à eliminação da exclusão digital e implantação de uma sociedade da informação no Brasil.

b) há diferença entre informação e conhecimento? Justifique sua resposta.



19. UNESP 2002. Observe a tabela.

Porcentagem de analfabetos e alfabetizados com ensino fundamental, médio e superior em alguns países, nos anos de 1980 e 2000.

Brasil Guatemala China

1980 2000 1980 2000 1980 2000 1980 2000

Analfab 32,8 21,3 54,7 47,1 45,0

China Coréia do Sul

2000 1980 2000

20,9 19,7 8,0



1 Grau 55,3 56,8 35,7 37,6 32,3 40,7 34,5 16,7



Médio 6,9 13,5 7,4 9,5 21,7 35,7 36,9 49,5



Super. 5,0 8,4 2,2 5,8 1,0 2,7 8,9 25,8



(Banco Mundial, 2001.)

a) Em que nível de ensino está a grande diferença entre os países latino-americanos e os asiáticos? O que isso significa?

b) Brasil e China são semelhantes na extensão territorial, nas disparidades regionais e no recebimento de investimentos estrangeiros. Compare os resultados apresentados por estes países, nos três níveis de ensino, indicando dois aspectos que favorecem o maior desenvolvimento econômico chinês, na atualidade.



20. UNESP 2004. O principal defeito do elefante é, como eu ia dizendo, o de certos políticos brasileiros: é um bicho interessante, mas come demais (...) Tem um apetite latifundiário... (Rubem Braga. A traição das elegantes.)

Este fragmento de uma crônica de Rubem Braga refere-se

a) ao gigantismo do Estado brasileiro.

b) ao aspecto ingênuo da política e da sociedade brasileiras.

c) a temas permanentes da vida geral dos povos.

d) à corrupção política e à desigualdade de riqueza no Brasil.

e) a uma situação política e social ultrapassada na história brasileira. D



21. UFRJ 2004 - O retirante chega à Zona da Mata , que o faz pensar , outra vez , em interromper a viagem .

Bem me diziam que a terra se faz mais branda e macia quanto mais do litoral a viagem se aproxima. Agora afinal cheguei nessa terra que diziam. Como ela é uma terra doce para os pés e para a vista Os rios que correm aqui tem a água vitalícia . Cacimbas por todo lado ; cavando o chão , água mina . Vejo agora que é verdade o que pensei ser mentira Quem sabe se nessa terra não plantarei minha sina? Não tenho medo de terra ( cavei pedra toda a vida ) , e para quem lutou o braço contra a piçarra da Caatinga será fácil amansar está aqui tão feminina . ( João Cabral de Mello Neto. Morte e Vida Severina , 1966.

A distribuição de renda no Brasil é uma das mais concentradas do mundo . Dados do IBGE mostram que 10% da população controlam cerca de 50% da renda nacional . Essa situação é mais grave na zona rural da Região Nordeste do país .

Explique como a estrutura agrária do Nordeste é responsável pela concentração de renda no Semi-Árido Nordestino .



22. PUC 2004 - “Antigamente... somente os miseráveis, compelidos por seus infortúnios, se tornavam bandidos. Agora estava tudo diferente, até os mais providos da favela... cujos pais eram bem empregados, não bebiam, não espancavam suas esposas, não tinham nenhum comprometimento com a criminalidade, caíram no fascínio da guerra...”

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Cia das Letras, 1997, p. 469

Considerando o texto anterior é correto afirmar:

A) Atualmente os habitantes que optam por viver nas favelas o fazem com o intuito de ingressar no crime, visto que as políticas de planejamento urbano nas grandes cidades brasileiras criaram outras opções mais adequadas de moradia.

B) A realidade constatada pelo autor, na favela do Rio de Janeiro, é exclusiva daquela cidade, escolhida preferencialmente como localidade ideal para o tráfico de drogas e de armas.

C) A nova visibilidade dos bens de consumo em razão da urbanização das favelas (transportes, acesso a meios de comunicação, escolas etc.) teve o efeito perverso de despertar desejos inviáveis nos jovens que assim se tornaram presas do tráfico.

D) O tráfico de drogas se instala nas favelas em função da ausência do Estado, demarcando territórios que ficam sob seu domínio. Nesses, instalam uma lógica de violência, que acaba sendo uma referência muito sedutora para os jovens.

E) A maior parte das grandes cidades brasileiras conseguiu eliminar as favelas e outras localidades atraentes para o tráfico organizado e, por extensão, enfraqueceu o crime organizado, fato esse que ainda não atingiu o Rio de Janeiro D .



URBANIZAÇÃO



23.UNESP 2004. Cada vez mais são necessários estudos de zoneamento econômico e ecológico como instrumento fundamental para o planejamento urbano. Estes estudos comprovam os impactos ambientais causados pela excessiva pressão populacional sobre os recursos do meio ambiente e indicam as propostas mais adequadas para sua gestão.

TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DOS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NAS PROXIMIDADES DA REPRESA BILLINGS, SP. 1970-2000 , % ao ano

Municípios 1970-1980 1991-2000

Diadema 11,2 1,8

Ribeirão Pires 6,8 2,3

Rio Grande da Serra 9,1 2,3

Santo André 2,8 0,6

São Bernardo do Campo 7,7 2,4

São Paulo 3,7 0,9

Região Metrop. S Paulo 4,5 1,6

Total Estado SP 3,5 1,9

(FIBGE, Censos Demográficos 1970, 1980, 1991 e 2000.)



Analise os dados da tabela e assinale a alternativa que indica se, no período representado, a relação população versus recursos naturais nos municípios localizados nas proximidades da Represa Billings é satisfatória ou não, e porquê.

a) Sim, porque em todos os municípios as taxas de crescimento populacional reduziram-se pela metade no período 1970-2000.

b) Não, porque, apesar do decréscimo nas taxas de crescimento populacional em todos os municípios, na região metropolitana de São Paulo este crescimento

foi superior a 4% ao ano em todo o período.

c) Sim, porque as taxas de crescimento populacional inferiores a 2% ao ano no período 1991-2000, apresentadas por cinco dos municípios, significaram

redução completa da pressão populacional sobre os recursos naturais.

d) Sim, porque todos os municípios apresentaram, no período 1991-2000, taxas de crescimento populacional inferiores ao total do Estado de São Paulo.

e) Não, porque, dos seis municípios, pelo menos três sempre apresentaram taxas de crescimento populacional no mínimo duas vezes maiores do que aquelas

verificadas no município de São Paulo, significando avanço da ocupação sobre as áreas de mananciais.



24. UNESP 2002. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico no Brasil, realizada em 2000 pelo IBGE, revelou a persistência de graves problemas. Observe a tabela.



BRASIL – ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO

SANITÁRIO EM 2000, EM PORCENTAGEM.

Água domicílios atendidos Esgoto distribuição

Região Norte 44,3 2,4

Região Nordeste 52,9 14,7

Região Sudeste 70,5 53,0

Região Sul 69,1 22,5

Reg.entro Oeste 66,3 28,1

Brasil 63,9 33,5

Fonte (IBGE, 2001.)

Utilizando seus conhecimentos geográficos, responda.

a) Qual é a situação brasileira em termos de abastecimento de água e esgotamento sanitário por domicílio? Como a população não atendida enfrenta a falta destes serviços?

b) Quais são as regiões brasileiras que revelaram as piores condições nos dois indicadores? Qual é a conseqüência mais importante dessa situação em termos de qualidade ambiental?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui