Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A passagem do tempo – 40 anos -- 12/06/2013 - 16:27 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se você acreditar totalmente nos médicos vai achar que tudo faz mal a saúde. Se acreditar totalmente nos teólogos, vai se convencer que tudo é pecado. Se acreditar totalmente nos militares, concluirá que nada é absolutamente seguro. Para evitar isto, escute seu coração
(Marquês de Salisbury – político inglês do século XIX)

Aos 40 anos o homem terá que finalmente se despir de sua capa de super-homem e a mulher terá que descobrir que não é mais a mulher- maravilha. A consciência profunda da vida tem dois fluxos, de um lado nos torna mais vulneráveis, mas do outro mais seguros por causa da experiência.E “experiência” não é o acumulo de sucesso, mas a soma de nossas derrotas. Por mais estranho que isso pareça, são os equívocos na vida, e não os sucessos, que nos fazem aprender.
A juventude perdida provoca certo trauma no que se chama por aí de “meia idade”. Os homens e mulheres, nem todos, mas com certeza os mais inseguros, procuram os mais jovens para se relacionar nessa fase, como forma de negação que se está ficando velho, como forma de provar para si e para todos que conquistando os mais moços mostra-se que ainda se em bastante energia e vitalidade, e que ainda se é tão atraente como quando se era quando mais jovem.Entretanto isso tudo não passa de mais uma das ilusões deste plano.
Eu que agora me aproximo deste tempo, noto que passo por essa dicotomia , o dilema entre a perda física e o acréscimo de sabedoria com o passar dos anos. Sinto que estou finalmente me encaixando e entendendo melhor esses aspectos opostos da existência, sofrendo um pouco, mas tudo dentro do normal. Manter-se emocionalmente equilibrado é um grande desafio, porque envelhecer faz parte do processo, mas nem sempre aceitamos isso de forma natural, mesmo sabendo que tem que ser assim.
40 anos de idade é um marco inesquecível na biografia de qualquer um, é o meio do caminho, já que a expectativa de vida é próxima aos 80 anos, ninguém pode completar 40 anos e se considerar um jovem, a cabeça permanece púbere , mas o corpo muda, é inevitável.
Aos 40 anos ficamos nostálgicos, lembrando da infância e da adolescência, da república, da época da faculdade, dos porres, das festas e todas as loucuras que cometemos nas fases inconseqüentes da vida. Sentimos muitas saudades dessa época, mas a maioria, eu pelo menos me sinto assim, melhor agora do que éramos antes, mesmo com toda aquela liberdade e possibilidades. Tudo tem um tempo e cada tempo tem sua graça e sua desventura.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui