Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Relações Humanas -- 05/05/2005 - 21:21 (Nelson Maia Schocair) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Senhoras e Senhores,
O homem, há muito, deixou de exercitar seu lado humano, com o mínimo de plenitude que se poderia esperar daquele que recebeu a dádiva inconfundível do discernimento.
Há muito, o minimalismo de suas atitudes pauta sua sede de poder.
Há muito,sua indefectível necessidade de competir é impulsionada por um sentimento maior de autodestruição.
Mais que isso: deixou de crer que suas relações são importantes, que os outros são peças fundamentais da engrenagem vital e sem os quais ele se torna um pária.
Há muito, o desejo de possuir, passou a dominar mentes e corpos sedentos de puro ou impuro prazer (i)material.
Há muito, a vingança, o desprezo e a vulgaridade passaram a povoar as almas inquietas e assombradas dos seres que nas sombras se espreitam.
Há muito, a competição faz do homem o único animal vivente nestas paragens capaz de matar para deixar-se viver de glória.
Há muito, o respeito e a admiração deixaram de ser aliados da boa convivência, tornando-se obsoletas imagens retorcidas de um tempo que não mais retornará.
Mais que isso: deixou de ser homem, na plenitude maiúscula de sua atribuição, para parir-se pedra despojada de vida eterna.
Portanto, caros senhores e senhoras, o caráter é o resultado de sua conduta. Não se deixem ludibriar pelo efêmero, o fácil, o ilícito, mereçam cada passo da evolução destinada aos bons. Sejam homens e mulheres cuja dignidade e honestidade de propósito jamais se possa denegrir.
Boa noite!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui