Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mensagem ao presidente do STF, Joaquim Barbosa -- 09/04/2013 - 12:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao Exmo Sr ministro Joaquim Barbosa

MD presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Segundo notícia veiculada pela imprensa Vossa Excelência manifestou, no Conselho Nacional de Justiça, a intenção de propor a extinção do Superior Tribunal Militar por considerar enormes os gastos com seu custeio, face ao pequeno volume de processos julgados anualmente nessa Corte. Por discordar, em parte, dos argumentos que Vossa Excelência apresentou à guisa de justificativa dessa proposta, peço vênia para, respeitosamente, apresentar, no exercício de meu direito de cidadania, as seguintes considerações contrárias à ideia de extinção do STM.

Por que eliminar o que está dando certo ?

A celeridade com que os processos são julgados no STM, comparada com a dos demais tribunais superiores, deveria, isto sim, ser tomada como referencial para os demais tribunais, e, não, como indicativo de ociosidade do órgão. Na Justiça Militar um homicídio é julgado em menos de um ano, em último grau de jurisdição. A condenação do jornalista Pimenta das Neves, como é público e notório, demorou mais de dez anos, com o réu em liberdade! O julgamento dos implicados nos excessos praticados na invasão do Carandirú começará agora, passados 21 anos. Outros exemplos tão significativos poderiam ser citados, para demonstrar a extrema morosidade da Justiça no Brasil, reconhecida e combatida por Vossa Excelência. Em todos seus segmentos, do Penal ao Trabalhista, os processos são tidos como infindáveis na linha do tempo de vida do Ser Humano, sabidamente curto. Muitos morrem antes que seus justos pleitos sejam atendidos. É emblemático o caso dos empregados da extinta VARIG, cujo fundo de pensão foi, de forma inexplicável, para não dizer, inconfessável, extinto pelo governo sem honrar seu passivo com os empregados, que contribuíram, durante decênios, para a formação do Fundo de Previdência AERUS. Hoje, velhos e doentes, sobrevivem apenas aqueles que podem viver da comiseração de familiares que dispõem de recursos para socorrê-los.

Por último, mas não menos importante quanto ao aspecto morosidade da Justiça Comum face ao aspecto celeridade da Justiça Militar: o julgamento do mensalão foi iniciado somente depois de sete anos de comprovação do monumental assalto aos cofres públicos por eminentes cidadãos, até então, isentos de qualquer suspeita! E, passados quase três meses das condenações, feitas em memoráveis julgamentos que reacenderam no povo brasileiro a fé na verdadeira Justiça, as sentenças, não obstante, ainda não foram publicadas e sua execução está sujeita a embargos que podem altera o teor condenatório !  

Com relação ao custo anual de manutenção do STM, algo em torno de 350 milhões de reais, este montante é relativamente insignificante face aos investimentos feitos na construção da soberba sede do TJ RJ, do que será ainda investido na construção da nova sede da Justiça Federal em Brasília e em novas sedes de TRFs, estes, com orçamento inicial de 1,3 bilhões de reais, conforme noticiado jornal O GLOBO de ontem (6 de abril) !  Quanto ao custeio dessa imensa estrutura da Justiça Comum, é público e notório ( desnecessário, portanto,  citar valores), que os salários pagos aos servidores do Poder Judiciário são em muito superiores aos pagos aos servidores do Poder Executivo. Falar em redução de gastos com o STM, fora desse contexto maior, não faz sentido, data vênia.

Quanto à produtividade do STM: foi citado à guisa de aferição do volume de trabalho dos ministros dessa Corte que em 2012 apenas 47 processos foram julgados. Interpreto positivamente este fato, e, por tal razão, não atribuo ociosidade ao STM por tão baixa demanda de processos nessa jurisdição. Ao contrário, alvíssaras !  Qualquer leigo em Direito sabe que a Justiça é uma força coercitiva que age contra a intenção de delinquir, ou melhor, que existe perfeita correlação (negativa) entre a agilidade da Justiça e a propensão a delinquir. Esse princípio dogmático explicaria, pelos menos em parte, a baixa demanda de processos no STM como decorrente da agilidade e eficácia da Justiça Militar.  

Senhor ministro Joaquim Barbosa, não tenho formação jurídica. Sou graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras na arma de Infantaria e aprendi do Direito as disciplinas que me parece ter sido suficientes para atuar, em diversas oportunidades, como membro de CJCT - Conselho de Justiça de Corpo de Tropa, enquanto capitão, e, como oficial superior, presidir CJCT: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Militar.

Foi muito profícua a experiência que hauri no exercício dessas funções, que reforçaram em mim a crença na honestidade, competência e quase infalibilidade da Justiça Militar. Eis o motivo que me levou a encaminhar a Vossa Excelência essas modestos, porém, sinceras, considerações.    

Cordialmente,

FERNANDO BATALHA MONTEIRO

Tenente Coronel – EB – Reformado

 

Comentário

Félix Maier

Antes de extinguir a Justiça Militar, o ministro Barbosa deveria lutar para acabar também com a Justiça Esportiva e a Justiça do Trabalho. Por que elas ainda existem, se são totalmente desnecessárias? E a Justiça Eleitoral, por que ainda existe? Afinal, Justiça é Justiça e ponto final. Os adjetivos só servem para ampliação do número de tribunais e o consequente aumento de cabides de empregos.

Neste país essencialmente patrimonialista e corrupto, eu acredito que não haverá diminuição de tribunais específicos, mas aumento deles. Não será surpresa se daqui a pouco criarem a Justiça da Criança e do Adolescente, a Justiça Indígena, a Justiça da Mulher, a Justiça do Negro, a Justiça Quilombola, a Justiça da Terceira Idade, a Justiça do Messetê, a Justiça Gay, além da Justiça do Meio Ambiente, para preservação das tartarugas marinhas e das ararinhas azuis, entre outros bichos - ao mesmo tempo em que se aprova a matança de nascituros, ou seja, o aborto indiscriminado.

Afinal, para os esquerdistas, ovos de tartarugas são mais sagrados do que fetos humanos.

 

100 dias de sucesso do filme "E o vento... levou?", com Lula Gable e Rosemary Leigh

100 dias em que Lula se esconde, depois que foi descoberto o affair com a amante Rosemary Noronha

"http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2013/02/charge-2-454x460.jpg"

 

Se Lula é o Chefe do Mensalão, Dilma é a Filha:

O mensalão em 38 fotos

A cronologia do escândalo do mensalão

E Dirceu e LuLLa não sabiam de nada?

O Chefe, de Ivo Patarra

Planalto fez gestão para poupar Lulinha

Lula, o BMG e o tenebroso decreto de sexta-feira, 13

Advogado de Jefferson diz que Lula era o chefe do mensalão

Procurador gaúcho responsabiliza Lula por mensalão

Nervos demais, Lula de menos no mensalão

As provas contra o BMG

MPF acusa Lula de improbidade por favorecer BMG

Ministério Público Federal entra com ação contra Lula

Lula e ex-ministro são acusados de favorecer Banco BMG

MPF/DF PEDE CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

Ministério Público pede bloqueio dos bens de Lula

Banco do Brasil vai incorporar o deficitário Banco Popular

Os esquecidos do mensalão

Os segredos de Valério – Reinaldo Azevedo 

Carlinhos Cachoeira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Há seis anos, Cachoeira era personagem da CPI dos Bingos, a 'CPI do fim do mundo'

Cachoeira teria ligações com executivo da construtora Delta

Delta recebeu dinheiro do PAC por obra inexistente

Delta financiou a campanha presidencial de Dilma

Imagens de O Chefe Lula

 

Veja o mensalão em história de quadrinhos:

Avenida Brasil: A novela do mensalão

Facool - História em quadrinhos relata a história do mensalão

Imagens de mensalão em história de quadrinhos

A História do Mensalão em Quadrinhos - YouTube

Angeli conta a História do Mensalão em Quadrinhos

Folha de S.Paulo conta bastidores do "mensalão" em quadrinhos

 

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

 

Escracho

O Palácio do Planalto amanheceu com uma faixa no topo do prédio:

"AQUI VIVE UMA TERRORISTA"

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui