Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Impondo estilo de vida -- 26/01/2004 - 01:19 (Lilian Franco Cano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que os Estados Unidos realmente querem com a guerra ao Iraque? Salvar o povo de um tirano que possui armas poderosas? Os americanos não são tão benevolentes a esse ponto. Então, seria pelo petróleo? Também não. O que eles vão lucrar com o petróleo não pagará os custos da guerra. Além da birra de Bush, qual seria o real motivo?

Os americanos querem impor seu estilo de vida ao resto do mundo. Já fazem isso há muito tempo através de sua indústria mais poderosa: o cinema. Os filmes americanos vendem um padrão de vida de sonhos para qualquer um, especialmente para aqueles que vivem na pobreza. E isso acaba gerando conflitos internos dentro de países que não podem oferecer esse tipo de padrão a seus cidadãos. Violência, assaltos, assassinatos por um tênis da moda, são o resultado que o estilo americano de ser causa em países como o Brasil e, também, como o Iraque.

Contudo, levar seu jeito de viver ao resto do mundo através do cinema, não lhes é suficiente. Porque desse modo, ainda temos o direito de escolher como viver. Então a maneira mais eficiente que os EUA acharam, foi através da força. Entenda-se aí guerra.

Eles invadiram o Afeganistão com a promessa de libertar o povo de um louco, e de um regime desumano, mas nada mudou em todo esse tempo de ocupação americana. A vida para os afegãos não mudou muito. Muita coisa continua igual ou pior. O que os americanos foram fazer lá? Impor o american way of life. É essa a mudança que Bush oferece aos iraquianos? Talvez eles não queiram esse tipo de mudança que lhes está sendo oferecido.

O que se sabe com certeza é os Estados Unidos saíram da guerra com uma imagem bastante danificada e com o sentimento anti-americanismo bastante fortalecido. Ainda mais se passar por cima das resoluções da ONU que, neste caso, não sairá ilesa. Talvez, seja pouco provável que este conflito se transforme numa Terceira Guerra Mundial. Mas o objetivo americano ainda é o mesmo: conquistar todos os mercados do mundo e impor seu estilo de vida até para os mais pobres, assim, eles, os americanos, ficaram cada vez mais ricos, enquanto o resto do mundo se mata para alcançar o estilo de vida de Tio Sam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui