Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Calendário antieconómico -- 31/07/2001 - 00:07 (Felipe Cerquize) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No nosso dia-a-dia, existem diversas datas comemorativas que, apesar de serem representativas do sentimento humano, acabaram tornando-se datas predominantemente a serviço de transações comerciais e, consequentemente, a serviço de algumas proles capitalistas, que não querem saber se o dia está para festa ou para coroa. Eu, no meu papel de grande observador, resolvi registrar nesta crónica algumas dessas datas, para podermos sentir que a cambada atrás dos balcões não está para brincadeiras. Lá vão elas:

1 - Janeiro - Confraternização Universal. Todos devem comprar bebida e comida à vontade para comemorar a paz reinante no magma terrestre.

20 - Janeiro - São Sebastião. É hora de pagar aquelas promessas insinuadas ao santo das flechas perdidas, seja comprando muitas velas, seja dando bastante dinheiro para a sua igreja.

Fevereiro - Carnaval. Convites para pular em clubes, dinheiro para bebidas, dinheiro para o táxi ou para a gasolina, etc. Lembre-se de que, nesses dias, as mulheres ficam mais frágeis e tornam-se um excelente recheio para o sanduíche de automóveis com motéis.

Março - Volta às aulas. Não chega a ser uma data comemorativa, mas merece o registro. Livros, cadernos, uniforme etc. Pais chiam, filhos nem querem saber.

31 - Março (proposição) - Dia Nacional dos Motivos Inflacionários. Essa é uma sugestão para que nunca mais esqueçamos um dos grandes malefícios associados ao golpe militar de 1964: a inflação. Com certeza, o bom comerciante vai conseguir uma maneira de arrancar dinheiro da população, mesmo com uma data comemorativa estranha como esta.

Abril - Semana Santa. Deve-se comer bacalhau português, que é caro pacas. Uma canjica, bastante vinho e... dinheiro flui. Além disso, no Domingo de Páscoa, aquele ovo que custa uma nota deverá ser comprado, não se devendo esquecer de dar uns para os sobrinhos e outros para a patroa e para a mãe (fartura, meu irmão!!). Caixas de bombom também quebram o galho.

23 - Abril - São Jorge. Católicos e macumbeiros devem meter bronca nesse dia. Não se esquecer das promessas, pois são a base de tudo. Seria bom se cada devoto comprasse um dragão, mas, como está em falta no mercado, não há problema se forem comprados somente capacetes e miniaturas de luas cheias. Um dragãozinho de gesso também vai bem.
Segundo domingo - Maio - Dia das Mães. Compram-se vestidos, sapatos e blusas. Enfim, engorda-se o bolso dos comerciantes e, no final, sua mãe detesta o presente e quer que você compre outro.

12 - Junho - Dia dos Namorados. Se você é casado, deve dar um presente para relembrar os bons tempos. Se você namora, noiva ou faz biscates, tornam-se indispensáveis uma dúzia de rosas e mais algumas coisinhas para agradar o sorvedouro, digo, a mulher.

Festas Juninas - Lenha na fogueira, balões, batata-doce, aipim, quentão, salsichão, dinheiro...

Julho - Nenhuma data comemorativa, em especial. Você pode guardar o seu dinheirinho para os próximos meses. Caso não queira perder o embalo, poderá comemorar, no dia 14 de julho, a Queda da Bastilha, chamando os amigos para umas cervejinhas por sua conta.

Segundo domingo - Agosto - Dia dos Pais. Ele, que comprou o seu material escolar em março e o sustentou o tempo todo, agora quer um bom abatimento de sua dívida. Você deve comprar um presente bem caro, senão o velho reclama.

7 - Setembro - Dia da Independência. Até que não é um dia dos mais caros. Comprando-se cata-ventos e algumas bandeirolas, já se demonstra o grande patriotismo de cada um de nós.

27 - Setembro - São Cosme e São Damião. Não adianta chorar. É dever de cada um dos devotos dos dois santos fazer saquinhos e mais saquinhos com doces. Não coloque somente cocó-de-rato e pirulito, pois os santos estão de olho em cada um dos que prometeram.

12 - Outubro - Dia das Crianças. Olha aí a criançada querendo chupar o seu sangue outra vez!! Criança quer moleza e você tem de dar. Não se esqueça de que você também já foi criança. Dê uma lembrancinha para cada uma das crianças suas conhecidas.

2 - Novembro - Finados. Os mortos em seus sepulcros esperam por flores que, por uma questão de especulação, apesar das tabelas, tornam-se mais caras nessa época. É indispensável também, por aparência ou adoração aos ossos de seu ente querido, dar uma boa nota ao coveiro, para que ele faça uma limpeza geral no túmulo que, a essa altura, deverá estar às teias.

25 - Dezembro - Natal. Os presentes e a ceia já são suficientes para destruir os seus décimo-segundo e décimo-terceiro salários. Deixa de ser bobo e vai para a casa de um parente, dizendo que o dinheiro que você recebeu não deu para nada. Se o seu parente acreditar, certamente você terá mais regalias do que o próprio Cristo, naquele momento constrangedor, naquela manjedoura.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui