Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Homenagem a Chico Barbosa -- 28/04/2005 - 14:58 (Francisco das Chagas de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HOMENAGEM A CHICO BARBOSA

Francisco das Chagas de Sousa *

Estamos de luto. A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP fica mais pobre culturalmente, pois perde um dos imortais fundadores da entidade, Francisco de Moura Barbosa, conhecido como Chico Barbosa, homem de poucas letras de formação, mas formado pela escola da vida. Chico Barbosa sempre fora entusiasmado, um entusiasta das letras. Publicou as obras: Perdi meu tempo, Tempo sem Tempo e Reminiscências, livros recheados de poemas, músicas e histórias que viveu. Chico Barbosa foi um homem à frente do seu tempo, irreverente e teimoso, quando tinha uma idéia e queria executa-la, ninguém conseguiria mudar seu pensamento, mas jamais prejudicou alguém. Criou e educou bem seus filhos, homem íntegro, de família, cumpridor de suas obrigações e sempre com uma presença de espírito invejável. Até ser acometido pelo mal de PARKINSON E ALZHEIMER era um homem sempre presente nas atividades da ALERP e na vida de Picos. Após o comprometimento do seu estado de saúde ficou limitado à sua casa, onde recebia diariamente a visita dos seus filhos, amigos e admiradores.
Chico Barbosa, homem culto, foi comerciante, enriqueceu, e não satisfeito com a riqueza, dividiu seus recursos, com seus filhos. Escreveu três livros., apresentou o programa Luar do Sertão, na Rádio Difusora de Picos por vários anos e sempre esteve envolvido no meio cultural. Produziu várias músicas, inúmeros poemas e registrou muitas passagens de sua vida, como o Discurso Mudo, tendo sido o único homem da terra que na tentativa de fazer um discurso, a voz não saiu, mas gesticulando conseguiu arrancar aplausos dos presentes, além dessa passagem muitas outras foram registradas em suas obras ou na memória dos seus filhos.
Chico Barbosa, hoje, quinta-feira, 28 de Abril, aos 87 anos completos, deixa nosso convívio, mas fica muita saudade, as suas obras literárias, suas músicas/valsinhas, seus poemas, sua irreverência, suas brincadeiras, seu desapego aos bens materiais, seu exemplo de vida. Chico Barbosa vive entre nós.
Como forma de homenageá-lo, a Confrade Olívia da Silva Rufino Borges recitará um dos seus poemas, reafirmando a grandeza desse homem e a sua cultura, e a ALERP destinará a cadeira de número 27, que será patroneada por esse baluarte da cultura picoense. Ainda em vida Chico Barbosa foi homenageado dando nome á rua Moura Barbosa e à Unidade Escolar Francisco de Moura Barbosa, por ter sido ele, responsável por parte do desenvolvimento da cidade modelo. Chico Barbosa, que Deus o tenha num bom lugar, e onde quer que esteja continue semeando o bem.
* Membro da Academia de Letras da Região de Picos, ocupante da cadeira no. 04, patroneada por Justino Luz. É atualmente Presidente da entidade.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui