Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Lançamento de livro -- 27/04/2005 - 14:05 (Francisco das Chagas de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DISCURSO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “RELATOS E REMINISCÊNCIAS DO MEU PIAUI” DE AUTORIA DO PROFESSOR ELIZIO SERAFIM DE SOUSA

Francisco das Chagas de Sousa *

O livro do professor Elizio Serafim de Sousa, “Relatos e Reminiscências do meu Piauí” tem uma brilhante apresentação feita pela nossa confrade Olívia Rufino da Silva Borges que daqui a pouco falará com maestria sobre o mesmo, e por isso, acredito que minhas palavras seriam desnecessárias, mas por gentileza do autor aqui estou.
O professor A. Tito Filho, um dos maiores intelectuais que o Piauí já teve, antes, durante e depois que presidiu a Academia Piauiense de Letras sempre fora procurado para apresentar livros e indagado por seus pares por sua generosidade e sempre solícito aos escritores piauiense da capital e do interior prefaciando seu livros, respondeu: Sempre há o que apresentar em um livro, o conteúdo ou o seu autor, pois o fato de ter tido a coragem de publicá-lo já algo positivo, o que não é o caso do autor e da obra em discussão, pois tanto o conteúdo de “Relatos e Reminiscências do meu Piauí” como o autor Elizio Serafim de Sousa são valiosos, pois o livro tem a preocupação de narrar fatos vividos pelo autor, focalizando uma época de dificuldades, não só para ele, mas todos que viveram naquele tempo, mas também mostra as alegrias, as conquistas, as pessoas com que viveu e faz um resgate histórico, sendo uma obra de grande relevância para os pesquisadores e historiadores. Os leitores poderão viajar no tempo e se encontrar naquela época através de uma leitura rápida, numa linguagem coloquial, de fácil acesso e entendimento. Muitos dos que aqui estão são personagens do livro e poderão reviver momentos bons, vividos naquele tempo.
O professor Elízio Serafim, apesar dos sofrimentos, das lutas pela sobrevivência sempre foi um homem com presença de espírito, com alto astral, animado. Jamais se deixou levar pelas amarguras da vida, conseguiu driblar juntamente com a sua família essas dificuldades sempre com bom humor, assim como descreveu toda sua vida e dos amigos passagens que marcaram profundamente suas vidas, mas não deixou transparecer em nenhum momento que estava decepcionado com a vida ou com as pessoas, com a sociedade, em nenhum momento procurou um culpado para tal situação vivida, numa demonstração de que tudo fora superado, sem deixar seqüelas para o resto de sua vida e de seus familiares.
A obra “Relatos e Reminiscências do meu Piauí” é um resgate de parte da história de Picos e do seu povo, é um desabafo do autor é uma vida colocada em nossa mãos para o nosso deleite literário. O autor é pessoa ímpar, incunfundível, uma pessoa feliz, um professor amigo, o qual tive a oportunidade de tê-lo como meu mestre em artes industriais nos anos de 1982 e 1983, quando o conheci na Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, portanto, para conhecer melhor o autor e sua obra, só mesmo lendo-o, adquira o livro e boa leitura. (Discurso proferido por ocasião do lançamento do livro “Relatos e Reminiscências do meu Piauí, de autoria do professor Elizio Serafim de Souza, ocorrido no dia 16 de abril de 2005.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui