Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->#comoosnossospais I -- 05/02/2013 - 14:44 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Imaginava que quando vivesse no século XXI viveria numa sociedade muito melhor do que essa em que vivemos, um mundo com muito menos problemas, mais igualitário e justo. Fã de ficção científica desde a mais tenra idade, ao assistir filmes como “Blade Runner – O caçador de androides”, “2001 – Uma odisseia no espaço” e “Metropolis”, que apregoavam em seus enredos uma visão do futuro deste século bem diferente do que constatamos na prática, formaram em mim uma certa esperança utópica de um século ideal.Embora se configure através das tendências tecnológicas que viveremos dias melhores, hoje na segunda década do século XXI, no fundo no fundo,como diria cantando Elis Regina, ainda somos e vivemos como os nossos pais.
Porque eu esperava que já fosse possível notar que as pessoas tratassem os espaços públicos de maneira mais civilizada, que as ruas fossem como um ponto de encontro entre as pessoas e não apenas mais local impessoal que só usamos para nos deslocar ao trabalho ou voltar de compromissos sociais como sempre foi. Eu esperava que as pessoas fossem tratadas com mais dignidade, com mais carinho e respeito pelo estado em suas necessidades básicas. E que os políticos finalmente honrassem seus mandatos e a ética já tivesse se tornado seu principal preceito e legado. Mas continua tudo igual como era antes.
Esperava que nesse século a natureza fosse tratada como assunto principal, mesmo sendo necessário o progresso e o desenvolvimento, nós a essa altura já tivéssemos encontrado uma fórmula perfeita para conciliar preservação com civilização. Esperava que a educação fosse melhor, que os nossos empregos além de serem mais bem remunerados, nos garantissem uma satisfação pessoal elevando nossa qualidade de vida. Esperava que no século XXI, embora nada possa ser perfeito nunca, o ar fosse mais puro e alma estivesse mais leve.Mas continua tudo igual como era antes.
O fato de no âmago principal da sociedade não termos mudado o que precisada ter sido mudado para vivermos melhor, quando olhamos para o que éramos antes, notamos sim uma evolução, porém numa velocidade bem menor do que a desejável, bem mais lenta do que a necessária. Tanto que nada parece mesmo ter mudado. Eu sou a geração seguinte a dos meus pais, sabendo-se que uma geração se sucede a outra em um período de tempo de normalmente uns trinta anos (que é o que separa crianças de adultos), chego a conclusão que a antiga dificuldade que uma geração tinha para entender a seguinte, da minha para o dos meus pais parece que a distância talvez seja bem menor do que as outras distancias da gerações passadas.Porque muito pouca coisa mudou de verdade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui