Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O atlas das nuvens -- 16/01/2013 - 15:03 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma das piores coisas que existem nesse país e a escolha do título dos filmes estrangeiros. Raramente se opta pela tradução e escolhe-se sempre um título que acaba tirando bastante da atração da obra cinematográfica. “A viagem”, título em português escolhido para o original “Cloud Atlas” (na tradução literal “O atlas das nuvens”), talvez se refira a viagem da alma dos personagens pelo tempo, só se for isso.
O filme é uma produção dos irmãos Wachowski, os mesmo de “Matrix”, então se valendo dessa referencia se tem uma ideia do que será apresentado na tela grande do cinema.São seis histórias que acontecem simultaneamente, uma relacionada a outra e cada uma se passando numa época.Algo que pra mim se refere ao chamado tempo quântico, ou seja, a teoria de que todo os tempos, presente, passado e futuro acontecem ao mesmo tempo. O mote principal do filme é demonstrar que há uma conexão entre todos nós e que nossos atos influenciam não só a nossa vida agora, mas eternamente. É uma reflexão da vida diante da eternidade da alma.
O título original, “O atlas das nuvens” é uma referencia a uma sinfonia composta por um dos personagens. E que de certa maneira demonstra que há uma melodia na jornada da nossa alma pela eternidade.Para reforçar essa relação de reencarnação o filme usa um recurso inteligente.Os mesmos atores interpretam diferentes personagens em cada historia e em cada época dessa história.Mas na a boca de diferentes personagens, diluídos no tempo, há uma única voz que as une em uma só.
A transmigração da alma ao longo do tempo pode ser chamada de reencarnação , algo que pode suscitar preconceito por se tratar de uma palavra usada no espiritismo, ou nas religiões orientais(como Samsara), mas que pode ser interpretada de uma forma poética, como um eterno retorno que de vez em quando nos é lembrado através de insights, premonições e dejavus mostrando-nos que a vida não acaba aqui.A experiência existencial de todos nós reproduz os segredos do universo.A profundidade do coração humano é tão funda quanto os buracos negros ou qualquer corpo cósmico dessa dimensão.A nossa história, essa e outras, são repletas e permeadas por romances, tragédias e mistérios.E viver é um convite a rir ou chorar, se alegrar ou se lamentar, sentir dor ou prazer, tudo ao mesmo tempo ou uma de cada vez, tudo de acordo com nosso Carma( o carma funciona como uma espécie de lei de causa e efeito, no qual cada atitude, assimilada durante a vida, tem peso vital para as características a serem assumidas em uma próxima existência).
Uma das frases que se repetem por todo filme é: “Este mundo possui uma ordem natural, e aqueles que tentam subvertê-la não se dão bem.” E o que o filme sugere com maestria é que todos nós nascemos para subverter essa ordem, que nascemos para superar, para ser sempre uma versão melhorada de nossos pais, para que nossa elevação espiritual acompanhe a evolução do mundo. Só os mais fortes sobrevivem? Não, mas os mais aptos, porque o amor, a a maior aptidão da alma, é a força mais poderosa na construção da vida e não sabe diferenciar fracos de fortes.
Se você procura por um filme que ao mesmo tempo emocione seu coração e exercite seu intelecto, este é o filme.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui