Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mas os tigres vêm a noite -- 16/01/2013 - 10:01 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
But the tigers come at night (Mas os tigres vêm a noite)
(I dreamed a dream – Les miserables)

O filme “As aventuras de PI” tem com o sinopse: Pi Patel é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Pi desde criança aprendeu a usar a inteligência para tornar sua vida melhor. Foi assim quando na escola inventou um apelido para si mesmo para evitar o Bullyng com seu nome(que lembra o ato de fazer xixi em inglês) e como aprendeu um pouco de cada religião para tentar encontrar Deus. Pi tem seu primeiro conflito aos 14 anos de idade; o seu pai é um cético, sua mãe uma crente que utiliza da religião para resgatar memórias boas outrora vividas. Entre a fé e a razão, Pi, desperta sua curiosidade para com a questão e (ou) fenômeno religioso, pois ele tivera sido criado na doutrina religiosa da mãe, o Hindu, porém mais tarde, por vontade própria ele se introduz no Cristianismo e no Islamismo e começa a seguir todas as três religiões, buscando uma compreensão de Deus através do olhar de cada uma delas. E lá no meio do oceano lutando por sua vida, sua inteligência(Razão=pai) juntou-se a sua emoção(fé= mãe) quando conversa com Deus como se ele fosse uma tempestade(e será que não é?) como se ele fosse o próprio mar e as ondas(com certeza é), como se Deus estivesse lá mesmo nos momentos em que parecia não estar.
Em certo momento quando parece não haver mais esperanças, Pi encontra no meio do oceano uma estranha Ilha. Uma ilha que libera energias ou enzimas que destroem à noite o que oferece de dia. Esse parte do filme me fez pensar que muitas vezes por precisarmos tanto de explicações(e eu sou assim) acabamos forçados a reforçar com a razão o que tememos que a sensibilidade não consiga assimilar. Falar de coração é muito bonito, mas receio que poucas pessoas sejam realmente sensíveis hoje em dia. A natureza humana atual diante de tanta pressão expressa o que há de pior em si e nos consumimos em si mesmos em razão dessa violência e dessa falta de tempo para reflexão.
E a natureza como um todo, não só a humana, tem sua lógica, e exige de nós para que seja possível sobreviver, força, voracidade, energia e ação, exatamente como é um tigre. Há dentro de todos nós um tigre selvagem que pode SER no máximo(para se viver em sociedade, a ordem social) adestrado, porém nunca domado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui