Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Homenagem Especial ao Mestre -- 28/07/2001 - 11:39 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
www.vaniadiniz.pro.br




Quando me apaixonei pelo computador e a Internet nunca pensei encontrar pessoas maravilhosas na acepção da palavra, como realmente aconteceu. Adquiri amigos verdadeiros no sentido mais nobre do que poderemos expressar. Não os conheci em chat de bate-papo nem em conversas banais. Jamais os frequentei. Travei conhecimento trabalhando, escrevendo e sentindo retorno desse trabalho e também admirando sobremaneira o talento de cada um.
Essas pessoas, homens e mulheres em vários estágios e idades significaram para mim um intercàmbio de conhecimento e riqueza indescritível. É como se estivesse ampliando minha própria família e encontrasse pluralidade de sentimentos elevados e muita generosidade.
Sabe-se o quanto se fala também em sentido negativo desse intercàmbio, esquecendo que na vida principalmente onde a tecnologia evoluiu de uma maneira fantástica a ponto dessa conclusão nos levar à emoção, existe o lado contrário em que a forma de conhecimento levou a um retorno nobre e especialmente benéfico facilitando o entendimento entre as pessoas e também promovendo a permuta de conhecimentos o que no mínimo é uma maneira elevada de desprendimento hoje bastante rara.
Quando as pessoas censuram de modo superficial e imprudente as relações na internet esquecem que em todo lugar existem intenções banais e sentimentos prosaicos. Por que a internet seria uma exceção?
Mas estou me referindo a outro tipo de intenções e amizade em que há uma legítima finalidade de ajuda mútua e interesse desprendido com o acréscimo de sentimentos nobres e humanos. Estou falando de troca real de conhecimentos, solidariedade e amizade.
Claro que podem existir sentimentos que afloram, pessoas que até se relacionam sentimentalmente e até se casam, mas não existe isso no trabalho, na rua, na igreja, nas faculdades, nos colégios? O problema aí não é a internet porque poderia haver esse conhecimento e interesse em qualquer outro lugar.
Não é esse, no entanto o propósito primordial e verdadeiro, mas sim as potencialidades que superam qualquer pensamento antigo e nos dão uma visão de universo incrivelmente fecunda no sentido mais amplo da palavra.
Quanto a Internet há um mundo à nossa frente. Como na vida pode-se trilhar o caminho adequado ao seu próprio temperamento, concepções e conceitos. E delineá-lo como se faz todos os dias. Há um feixe de estradas. Cabe a cada um escolher as que lhe são interessantes e renovadoras.
Amo a Internet e defendo-a de qualquer ataque que danifique seus efeitos positivos que são maiores e mais amplos do que qualquer outro que possa denegri-la ou chamuscá-la quando se ignora o extraordinário progresso da tecnologia.
Evidentemente não é a internet que causa certos atos que vemos contados na mídia. Ela é só um veículo. Assim como poderia ser utilizado o telefone ou qualquer instrumento ao alcance de uma cabeça doentia. E nem por isso deixamos de falar ao telefone ou usar qualquer equipamento útil.
Ao contrário do que vejo muitas pessoas dizerem, não considero a Internet algo solitário ou isolante a não ser que seja usado de modo fanático e exclusivo.Acho que ela abre os horizontes facilitando novas relações sadias ou renovando as antigas amizades, pelo modo simples e insinuante de contacto, ao simples toque dos dedos.
Quero fazer uma homenagem especial a alguém que conheci na Internet, mestre que é de incomensurável valor e inteligência. A primeira vez que nos comunicamos ele respondia a uma tese que expus sobre o assunto polêmico das drogas, disse-me que eu era "jovem, inexperiente, sonhadora impulsiva" e alertou-me sobre "causas e efeitos". Falou-me da "necessidade de combater diretamente as causas". Mostrou claramente que não concordava com que eu dissera. Foi tanta a ênfase que resolvi reestudar minhas próprias idéias e cheguei à conclusão que ele tinha a parte maior da razão ao contestar-me. O que me valeu interiormente uma nova avaliação do que eu manifestara em um assunto tão importante e profundo.
E, além disso, o mestre tinha uma vivência muito maior em termos práticos e teóricos. E me passou várias experiências de grande sabedoria. Admiro-o pelo seu talento, generosidade e enorme dedicação à família e aos amigos e a luta que sinto nas entrelinhas de seus sábios conceitos e ensinamentos e sua fascinante vida a qual como escritora compulsiva que sou gostaria de transmitir. Já tive oportunidade de dizer isso a ele mesmo. Depende apenas se ele terá paciência para contar-me com detalhes. Mas espero que sim. Mesmo porque será lição de vida para os jovens. Do que pude captar até agora aprendi muito com sua extraordinária experiência, vida intensa de trabalho e luta, humildade, sofrimento o que resultou em muitas e grandes vitórias. Munificência e talento. No momento acompanhando um trabalho seu me empolgo por tanta competência embora me pareça sempre que ele não tem muita consciência disso. O que torna o seu talento mais admirável.
Seu estilo crítico é fantástico o que lhe inclui na difícil categoria de escritor satírico e seu português é perfeito sem falar do componente literário que sabe imprimir com maestria quando o texto necessita. E no dia que eu concretizar o projeto sempre presente de escrever a sua biografia dissertarei seu nome. Mas ele sabe. E para ele, Mestre e amigo, meu respeito e admiração.
Da discípula
Vània Moreira Diniz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui