Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DISCURSO DE UM HOMEM QUE AMA -- 27/03/2005 - 12:29 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DISCURSO DE UM HOMEM QUE AMA

Então pensei comigo...

Ela...
Tudo aqui parece com ela...
Tudo aqui tem aquele espírito dela...
Por um momento a vejo assim suspensa no meu pensamento como se não tivesse um ponto de apoio nem de equilíbrio... E a sua presença enche tudo, e porque não dizer que também a mim ela preenche com sua personalidade forte, marcante...

Dela...
Tudo aqui vem dela...
Tudo aqui tem o cheiro dela...
Tudo aqui tem o seu jeito gracioso de andar pra lá e pra cá, e ainda agora me vejo levantando disfarçadamente os olhos do texto que lia e leio...

Tudo aqui é ela...
Ela vive aqui, ainda quando não está, e respira comigo o meu ar e divide comigo o espaço que seria só meu...
Lembro-me bem que no último dia que aqui esteve, e passou várias vezes pra lá e pra cá, e eu lia... Cantarolava, e ainda ouço a sua voz como se fosse uma melodia eterna a ressoar como um eco em meus ouvidos.
“Que é que você lê?” perguntou. Mas antes que eu desse uma resposta desapareceu novamente pela porta, e ouvi que arrumava as coisas na sala ao lado. Ainda bem que não precisei responder, pois era ela a quem eu lia, se é que me entendem... Teria que responder isso se tivesse que ser sincero na reposta, mas não fui e gritei o nome do livro... Eu não conseguia ver o que lia dele, porque a sua presença é maior que a presença de todas as imagens evocadas pelo encanto das palavras. E isso é tão evidente, que hoje, quando ela nem mais está aqui, a sua presença de espírito ainda ofusca as palavras que tento novamente ler, e elas não me entram na mente, e só posso pensar nela ainda a cantarolar e passar pra lá e pra cá nesse vai e vem que pendula na passarela do meu pensamento...

Alguém disse que o homem que ama é fraco...
Também ouvi que a mulher que ama é forte...
Talvez tenha sido eu mesmo que num estado de loucura tenha descrito a mim mesmo (ou nós), para justificar que um coração que ama não consegue se concentrar bem nas palavras, e elas passam a ter um outro sentido, e tomam rumos diferentes dos que a maioria dos homens fortes lhes dão... E como é que um homem que ama pode escrever a não ser na descrição do amor?...
Talvez tenha sido eu mesmo o louco que não pudesse admitir que uma mulher é muito valente sim quando acaricia com os dedos mágicos do seu coração, e ilumina o dia com o sol do seu amor... Porque a mulher quando ama domina o ambiente que ama, e os carinhos de sua alma parecem proteger o objeto do seu amor, seja lá quem for, com a mágica proteção de quem recosta ao peito a criança que queda e adormece amamentando... O homem é essa criança... É diante dessa proteção que todo homem é fraco. E é por precisar todos os dias desse colo que ele ainda que negue, suspira e anseia. São essas mesmas mãos que dobraram de reis a camponeses, de presidentes a feirantes, de jovens a velhos por todos os tempos no desfilar dos séculos...

Mas no confirmar da loucura que sinto, não vejo fraqueza nenhuma nos homens que se aconchegam a esse regaço. Vejo fraqueza sim, naqueles que tentando se mostrar fortes numa exibição desesperada de se auto-afirmar, e negam que por um instante se tornaram dóceis, como se esse ato em si, fizesse deles um pouco menos homens que são. E como se não fossem perfeitos os machos que pela beleza de se completarem exibam esse lado sem o qual a natureza não seria bela.

Tudo aqui vem dela...
Inclusive eu que a amo...
Tudo aqui é o amor...
Dela...

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui