Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta pra Filha Mimada. -- 24/06/2012 - 01:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA PRA FILHA MIMADA

Oi querida,

Espero que essa Carta te encontre em bom momento. Sei que a distância que nos separa dificulta um pouco, pois não posso vê-la sempre que tenho vontade.
Às vezes sinto muito saudade e fico lembrando-me de muitas coisas do seu tempo de infância e de sua juventude.
Gostaria de estar mais perto para acompanhar você, para podermos conversar mais, distrair um pouco e te apoiar nas coisas do dia a dia.
Esses dias eu ando muito preocupada com você. Sempre tive muito carinho por ti. Desde seu nascimento, procurei dar o melhor de mim, nos cuidados, na educação, nos conselhos, na amizade, no apoio financeiro, para que você pudesse ter uma boa vida.
Eu trabalhei muito a vida toda para te dar conforto. Sempre procurei te criar rodeada de mimos e carinho.
Quando você nasceu eu senti uma alegria muito grande e fiz uma promessa pra mim mesma, na qual queria compensar em sua vida as faltas que tive na minha criação. Por isso, dediquei meus esforços para cumprir essa promessa, sempre desejando que você tivesse tudo que eu não tive na minha infância. Assim, sempre me esforcei para dar tudo que você queria.
É verdade que nunca tivemos luxo exagerado, mas posso dizer que me empenhei bastante para você ter as melhores coisas, uma alimentação saudável, roupas boas, ótimas escolas, lazer e conforto em casa. Tudo isso eu fiz para garantir um bom futuro pra você.
Além do apoio material, sempre procurei te passar boas coisas. Nunca quis impor demais, pois achava que você deveria ter liberdade para seguir seu próprio caminho.
Às vezes eu via que você era muito geniosa e cheia de manias. Não aceitava ser contrariada, pois só queria fazer aquilo que tinha vontade. Você era muito mimada e tornou-se uma adolescente sem limites. Foram muitas as situações nas quais você pirraçava e ficava de cara feia para conseguir algo que queria.
As suas manhas e chantagens emocionais me incomodavam bastante e muitas vezes me faziam passar vergonha. Um monte de pessoas me falava que aquilo estava errado, mas eu não aceitava e acabava mantendo seus gostos. Eu achava que tinha que fazer a sua vontade sempre, que ninguém poderia contrariar você, nem eu mesma podia ir contra seus desejos. Eu queria ser uma mãezona, uma mãe diferente, do tipo que toda criança quer ter. Era esse tipo de coisa que me deixava muito liberal, e por causa disso eu permitia passar dificuldades só para atender suas vontades.
Lembro que não gostava muito do tipo de música que você ouvia e de algumas companhias que você andava. Eu achava que aquelas coisas influenciam mal seu comportamento, mas também não sabia bem como impor limites pra você.
Eu pensava que uma criação liberal era mais importante do que ficar cobrando demais e impondo regras.
Mas, o que mais me incomodou nesses anos todos foi ver que você acabou colhendo muitas decepções em sua vida. Sei que você sempre fez o que quis. E o que mais me entristece às vezes é saber que as decepções que você colheu foram na maioria frutos de suas próprias ações.
Nunca tinha parado para analisar tudo isso, mas nos últimos dias fiz uma retrospectiva de sua vida e vi que você insiste demais em querer fazer sua vontade. E esse desejo exagerado que você tem de fazer o que bem lhe entende acaba levando sua vida por caminhos difíceis.
Quando você encuca com uma coisa, como por exemplo um namorado, não tem ninguém que te tire de cabeça. Mesmo que as pessoas te digam que vai sofrer, mesmo que amigos e parentes te encham de conselhos, você mesmo assim entra de cabeça.
Estou citando esse exemplo de namorados, mas foram muitas as situações que todo mundo via que não ia terminar bem e mesmo assim você seguia em frente só para não dar o braço a torcer. Tinha vezes que até você mesmo sabia que não ia dar certo, mas mesmo assim seguia aquele caminho.
Vejo que tem momentos que você é cabeça dura e só faz o que quer. O pior de tudo é que os anos estão passando e você ainda hoje passa por esse tipo de situação difícil. Parece que você não cansa de ficar batendo cabeça. Mesmo passando muitas decepções, você ainda continua agindo por impulso, sempre fazendo o que lhe parece melhor naquele momento, sem pensar nas conseqüências.
Eu sofro muito toda vez que você passa um aperto na vida. Eu fico preocupada e até me sinto culpada por ter dado liberdade demais pra você. Tem dias que penso que eu precisava ter sido mais rígida e mais tradicional.
Eu me preocupo, pois sei que você não vai ter a mesma oportunidade de ter conforto financeiro e apoio como eu pude dar para você.
Gostaria que você tivesse uma pessoa boa para estar do seu lado. Você já teve um monte de namorados e nunca se sentiu realizada com nenhum deles.
O que eu queria era que você encontrasse uma pessoa boa, alguém que te amasse e lutasse ao seu lado para que você se sentisse amada e deixasse de ficar andando de um lado pro outro sem direção.
Às vezes me sinto culpada por ver que você não tem estabilidade financeira, nem tem uma pessoa boa para estar do seu lado.
Tem dias que eu sinto uma frustração grande por ver que todo meu esforço pode ter sido em vão, pois me parece que você não aproveitou todas as oportunidades que eu queria que aproveitasse.
É por isso, minha filha, que estou escrevendo essa Carta pra você, para que possa criar juízo e começar a pensar mais em sua vida, no seu futuro, porque daqui um tempo não estarei mais ao seu lado para te ajudar, e o que eu mais quero é que você tenha menos problemas e seja mais feliz !!!

Aracaju - SE, 13 de março de 2011.

Denise Ramos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Março de 2011.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui