Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um ex-obeso. -- 24/06/2012 - 01:36 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UM EX-OBESO

Desde novo sempre tive problemas por ser gordo. Era muito difícil na escola, com os amigos na rua e em casa também.
Pra todo lado que se olha há um monte de gente falando sobre beleza, comentando sobre a roupa e o cabelo, mostrando o corpo para chamar atenção. Isso está no corredor da escola, nas praças e esquinas da rua, nas reuniões de família, nas revistas e jornais e, principalmente, na televisão.
As pessoas cobram demais uns dos outros. Exigem um padrão de beleza. Isso tudo mexe muito com a gente, especialmente quando somos crianças e adolescentes.
Eu sofria muito com os comentários e com a pressão externa, mas também sentia o outro lado ruim de ser gordo, que se reflete no funcionamento do corpo da gente. O peso em excesso me deixava lento, com dificuldade pra andar, pra subir escadas, pra pegar peso. E o pior de tudo que moro numa cidade perto da beira do mar, com muito sol o ano todo. O calor daqui me deixa com a pressão alta, suando o dia inteiro. É uma tortura pra alguém gordo dormir com calor.
Assim, uns anos atrás eu acabei fazendo a cirurgia do Dr. Lazarotto, que foi um sucesso. Eu juntei um bom dinheiro e viajei pra lá, pro sul do Brasil, e em poucos dias voltei com uma vida nova.
Eu perdi peso muito rápido, sem comprometer meu apetite. Foi bom demais perder peso, mesmo podendo comer coisas que sempre gostei.
Hoje já perdi mais de 50 kg e estou bem feliz, pois senti as melhoras na pressão, nas atividades físicas e até na auto-estima. Foi bom demais ir às compras para substituir meu guarda-roupa. Agora estou com um monte de roupas novas, todas em números bem menores do que sempre usei em toda minha vida.
Mas, ainda estou passando por uma fase difícil de meu tratamento. Eu perdi muito peso rápido e fiquei com excesso de pele, principalmente na região detrás do tórax, na barriga e na parte interna das coxas. O meu rosto ficou com uma expressão cansada, pois eu tinha uma cara redonda, com as bochechas cheinhas, e agora estou com a pele caída, com um jeito de velho.
Sei que é um tratamento de longo prazo. Fui bem orientado pela equipe que me acompanha a distancia pela internet e por telefone.
Gostaria de ter mais dinheiro para viajar mais, pois em minha cidade não encontro apoio profissional para superar essa dificuldade. Numa cidade do interior é difícil encontrar profissionais bons que podem dar apoio psicológico. Além disso, não tem ninguém aqui que fez esse tipo de cirurgia para eu poder conversar. As outras pessoas não entendem que estou passando um tipo de transtorno de imagem corporal. Não tenho ninguém para conversar sobre essa experiência que estou passando.
Ao mesmo tempo em que eu estou feliz pela cirurgia eu também sinto tristeza por ter um corpo que parece não ser o meu. Quando olho pro peso que perdi fico feliz, mas ainda estou me sentido fora de mim. Parece estranho, mas eu não me acostumei como o meu corpo novo.
As pessoas dizem que estou mais bonito, me convidam pra sair, pra ir tomar banho na praia, e quase sempre eu fico tímido. Na verdade estou mais retraído do que era antes. Eu ando preocupado com o excesso de pele. Antes não tinha tanta vergonha de mostrar a barriga, mas agora parece que estou com mais dificuldade de tirar a camisa em público e até mesmo em casa.
Eu passei tanto tempo vivendo como uma pessoa gorda e, de uma hora pra outra, virei um magro. Isso tudo mexeu comigo muito, e sei que vai levar um tempo para me enxergar desse jeito novo.

Vigia - PA, 06 de março de 2011.

João Carlos Silva

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Março de 2011.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui