Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50680)

Humor (20040)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ENIGMA E SOLUÇÃO -- 25/07/2001 - 18:35 (Willians Moreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I Coríntios 13:12 "Porque, agora, vemos Por espelho em enig-ma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido."


A Bíblia com seus relatos interessantíssimos contém uma história sobre um enigma: o enigma de Sansão. Este enigma foi criado baseado na experiência que Sanção teve quando comeu mel retirado da carcaça de um leão que ele havia matado. Eis aqui uma parte do texto bíblico: Sansão diz: "Eu vos darei um enigma a adivinhar... E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a adivinhar, para que o ouçamos. Então, lhes disse: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte. E em três dias não puderam declarar o enigma... disseram à mulher de Sansão: "Persuade a teu marido que nos declare o enigma..." E a mulher de Sansão chorou diante de-le... E ele (Sansão) lhe disse: Eis que nem a meu pai nem à minha mãe o declarei e to declara-ria a ti?... Sucedeu, pois, que, ao sétimo dia, lho declarou, porquanto o importunava; então, ela declarou o enigma aos filhos do seu povo. Disseram-lhe, pois, os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pór o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma." (Juízes 14: 12-18).
Na vida não temos uma "Dalila" que nos ajude a decifrar os enigmas do "Sanção Na-tureza". Somos lançados à nossa própria sorte para a solução dos enigmas. Enquanto a huma-nidade não responde a alguns, muitos filhos seus saem de cena. Outros assumem o lugar na busca da solução. Essa é a "vantagem" que a humanidade leva "contra" a natureza: sua imor-talidade na espécie que se "perpetua" pela reprodução.
O enigma é elaborado justamente por causa da solução que já existe. Existe um fato que inspira o enigma. Existe um fato que fundamenta o enigma. Primeiro há uma experiência, um acontecimento; depois, o enigma. A natureza age também assim. Para cada feito seu ela tem enigmas. Uns mais simples; outros mais complexos. A história tem sido justamente mar-cada pelas descobertas de soluções para os enigmas. Às vezes a história é cómica; às vezes, trágica; às vezes, ambas. É como se a natureza houvesse, de propósito, instituído um jogo com a espécie humana. É como se a natureza brincasse de esconde-esconde com a humanidade. O que são as descobertas humanas senão as soluções para esses enigmas.
É necessário que exista o enigma pois que motiva a humanidade a continuar existindo. Aqueles que não gostam de enigmas estão fadados a um viver desinteressante.
É possível citar milhões de enigmas que foram resolvidos durante a história. Podemos voar? Como voar? De que somos feitos? Como somos feitos? De onde viemos? Podemos nos comunicar? Podemos nos comunicar com alguém à distància? É possível curar tal doença? É possível criar outra doença? É possível viajar debaixo d´água? E tantos outros.
O interessante é que cada enigma resolvido é uma peça para a solução de outro. A vi-da, a existência, o mundo, o ser, transfiguram-se em um grande e fenomenal quebra-cabeça. Cada passo dado pelo homem ajuda-o a solucionar um enigma seguinte.
Surge então uma pergunta plena de extrema pertinência: A vida seria uma mera passa-gem e existência por esta dimensão? Para que resolver tantos enigmas? Estaríamos em um aprendizado para algo mais superior? Ou toda esta trama não passa de mero "capricho" de "Dona Natureza"? Por que não poderia ser assim mesmo?
Solucionar enigmas torna a humanidade detentora do conhecimento de soluções que, de geração em geração, conduz o humano à sabedoria. "Dona Loucura", apresentada a nós por Erasmo de Rotterdam em seu livro "Elogio da Loucura", parece contradizer-se. Ela que se louva por estimular a ignorància e ridicularizar os sábios é quem movimenta o homem a "bus-cas loucas" que na verdade tornam a vida mais interessante. "Dona Loucura" fez jus à parce-ria com sua amiga "Dona Ignorància". São homens "loucos" para a grande maioria que resol-vem muitos dos enigmas apresentados por "Dona Natureza" e tiram outros humanos da igno-rància. Por outro prisma: quem mais louco para os ignorantes do que o sábio? Quem mais louco para os sábios do que o ignorante? Somos todos loucos. Santa loucura!
Às vezes, a solução de um enigma vem com o tempo em virtude de que vamos pas-sando por experiências e circunstàncias tais que vão nos amadurecendo e ampliando a nossa visão. A solução muitas vezes estava perto de nós e não a percebíamos devido à nossa imatu-ridade. De sorte que amadurecer é um caminho para a solução de muitos enigmas da Vida e da Natureza. Haja paciência!
Voltando à Bíblia, encontramos um texto sugestivo para esse momento: "A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Provérbios 4:18). Considerando que quem julga quem é justo quanto à Vida não somos nós e levando-se em consideração que a Natureza "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (Bíblia - Mateus 5:45), entende-se que o processo é claro. Mui-tos enigmas da minha infància solucionei-os na minha adolescência; muitos da minha adoles-cência, solucionei-os na minha juventude; tantos da minha juventude, estou solucionando-os na minha adulticidade. outros estão surgindo que, acredito, solucioná-los-ei na velhice, se eu a alcançar. Assim com os indivíduos; assim com a humanidade. Esta, passando por fases como as do indivíduo, também vai rumando à sua maturidade. Saldos de soluções e não soluções tanto a humanidade como o indivíduo levam de uma fase para a outra. Cada um julgue o adje-tivo a aplicar a estes saldos. Fato é que para quem ri hoje, pode haver choro amanhã. Para quem chora hoje, amanhã pode haver muito riso e gargalhada. O importante nesta história toda é não desistir. Jamais se deixar amedrontar. A natureza não desisti; por que humanos desistiriam.
Assim, de enigma em enigma, vamos em direção a um futuro no qual nos poderão ser desvendados, quem sabe, de modo cabal, todos os enigmas aqui ainda não resolvidos e, no seu todo, poderão abrir-nos uma nova dimensão na qual, esperamos, continue a haver enigmas dignos de uma dimensão superior a esta em que vivemos. E assim teremos solucionado enig-mas quanto ao destino futuro da humanidade.
De qualquer forma, não devo me iludir. Morrerei um dia com muitos enigmas não so-lucionados. Mas levarei comigo a consciência de que fui um humano que viveu buscando soluções, não só para si, como também para tantos outros que comigo caminharam na estrada da humanidade.

Willians Moreira
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui