Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Ítalo Viola — O Canossiano Padre Mané -- 26/03/2009 - 12:00 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Padre Mané




DA REDAÇÃO

O homenageado esta semana da coluna Personagem do Bairro é o italiano Ítalo Viola, mais conhecido como Padre Mané, que dedicou sua vida a ajudar o próximo levando palavras de conforto e sabedoria.

Nascido na Itália, na cidade de Iseo, Padre Mané, depois que foi ordenado padre e resolveu dedicar sua vida para ajudar o próximo, revela que pediu aos seus superiores para mandá-lo para a Índia. Porém, a comunidade católica da Itália, na época, deixou que ele escolhesse entre continuar no seu país de origem ou vir para o Brasil. Ele, que não pretendia ficar na Itália, não hesitou e disse que viria para o Brasil.

Em preparação para se mudar, conta que teve dois meses de cursos que incluía línguas, costumes e situação econômica do país. Ele diz que quando chegou, teve a ajuda de algumas pessoas para aprender a falar português.

Dono de uma memória incrível, ele lembra dias, meses e anos de acontecimentos em sua vida.

Padre Mané fala que, quando veio para o Brasil, em 5 de março de 1969, deixou a mãe e a irmã na Itália, que depois vieram a falecer. Hoje, mantém contato de vez em quando com os primos que ainda moram na Itália.

Nesses anos todos no Brasil, Padre Mané trabalhou em Santa Rita do Passa Quatro (SP) e em Nova Odessa (SP), e hoje permanece em Araras.

“Me tornei padre em 1953, trabalhei algum tempo na Itália e vim para o Brasil em 1969”, recorda o padre.

Ele lembra e conta que em 1987 teve a doença de Parkinson, uma doença degenerativa do sistema nervoso central e que ocasiona rigidez muscular, tremor de repouso, e outros sintomas, e que foi mandado para a Itália com a finalidade de fazer tratamentos.

O médico que o atendeu em seu país, de acordo com ele, pediu para as pessoas que o tinham levado que o trouxesse de volta ao Brasil para que pudesse viver os últimos dias num lugar que realmente gostasse. Porém, quando voltou, conseguiu-se recuperar. A doença não foi suficiente para derrubá-lo e, mesmo desenganado pelo médico, a fé fez com que ele se curasse. Em 2002 ele teve também enfarto e depois de ter ficado nove dias na UTI reagiu e permanece bem até hoje. Nascido em 1927, completa no mês de junho, dia 4, 56 anos de vocação.

Atualmente aposentado, ele mora na Casa Emaús, no bairro São Benedito, e colabora com a pastoral da comunidade. “No reunimos toda quinta-feira para programar quem vai rezar as missas”, diz ele, que continua ativo na profissão.

Padre Mané afirma que durante muito tempo aqui no Brasil trabalhou e se dedicou muito à juventude.

Quando voltou da Itália, recuperado do Parkinson, trabalhou na comunidade do Bom Jesus. Na época, segundo ele, eram realizadas missas na EE Vicente Casale Padovani, no bairro Narciso Gomes, pois a igreja de São Judas Tadeu ainda não havia sido construída.

Uma pessoa calma e tranquila, ele conta várias experiências que teve nesses anos de vida dedicada exclusivamente à Igreja Católica e seus ideais, incluindo as pessoas menos favorecidas.

Sem dúvida, muitas pessoas já foram influenciadas pelas boas palavras do Padre Mané.

Fonte: TRIBUNA DO POVO/Bairro, Araras (SP), 26/03/2009, Página 7D.


________________________________________


“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui