Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESCOLA NAS FERIAS. -- 04/01/2004 - 12:33 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ano escolar nem termina e temos a atribuição de turmas do projeto "escola férias" e em sequência a capacitação temática.Quando do lançamento, a Secretaria da Educação, editou volante, com a mensagem:: " você estuda um mês e ganha um ano". A imprensa oficial, informou que, neste ano (2003) a temática será esporte radical, para estimulo a frequencia plena dos alunos em recuperação. As atividades relacionadas à leitura,criação de textos, análises de figuras e obras de arte, entre outras com o objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos. O projeto foi inaugurado em 1.977m. Os últimos temas desenvolvidos pelas DRE foram: Esporte de Nossa Terra, Esporte de Nossa Gente, Jogos e Brincadeiras e Esporte em Pauta. O Projeto Jornal que, fez parte do planejamento de 1.977, está presente como produto final de todos os temas. Na prática pedagógica, com a III Copa América,os Jogos Mundiais de Verão, ajudaram bastante propiciando, competições internas nas UEs. O vídeo-game,também foi usado,com jogos esportivos, com espírito de seleção de histórias pelos alunos na locação de cartuchos ou CDROMs. Faltam no mercado games de alfabetização. Lembro-me de alguns que deveriam ser adotados pelas escolas:Grafix (turbo-game),Mário Paint (Nitendo), Mágic Computer (teclado com 16 programas educativos, adaptável em TV), ainda um cartucho,1995,via internet (MegaDrive) e um cartucho Mônica ( Master Sistem). Imaginem um projeto Escola nas Férias com a Oficina Pedagógica chamando os professores para uma capacitação em cartuchos de vídeo-game, aplicáveis em sala de aula. A informatica, na cidade de São Paulo, vive desde 1990/92 ( prefeita Erundina, creio que com a progressão continuada, antecipando o Gov. Paulista; a minoria tem feito umas sessãozinhas de informaticas, sempre com as "indicações democráticas" dos gestores de escolas.Entretanto, as salas de informática não acontecem nas escolas estaduais e aos professores todos os cursos que aparecem no Site da educação são bloqueados ao professores em geral.

___________

Que saudades da cartilha Sodré...

lembranças do Mobral, projeto?

________

começa 2004, não temos o projeto estadual Escola nas Férias. No entanto que uma sala menor ajuda o aluno a desabrochar, ajuda.Muita gente aprendeu,sim. No antigo CB I e II, muita coisa boa ocorreu,(II reprovava) mas estamos agora no "cebezão" reclassificando para a recuperação do ciclo.

Viva!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui