Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Turismo sexual em Copacabana... -- 03/01/2004 - 20:47 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando trabalhei no Rio, aí pela década de cinquenta, li um artigo do, há anos falecido, jornalista Gustavo Corção, sobre mendigos, em que o autor escreveu que se tratava de nordestinos, o que comentamos com colegas, dizendo que, possivelmente, a maioria desses párias era originária do Nordeste, devido ao problema cíclico das secas. Mas, que, se alguém fizesse uma pesquisa de rua, iria descobrir a existência de elementos de outros estados - - do Sul, Sudeste e Centro-Oeste -, e, inclusive, de cariocas,pois, pelo senso comum, a mendicância é de origem social, que envolve seca, chuvas torrenciais que provocam mortes e desabrigados e os vícios de bebida e de drogas.

Tanto que há mendigo no mundo todo, seja o "clochard" de Paris, na França ou o nome que se dê ao miserável de Estocolm, na Suécia.

A propópsito, acabamos de ver uma reportagem do programa Cidade Alerta, da tevê Record - SP, em que mostrou meninas circulando na "Princesinha do mar", na prática do chamado "turismo sexual"! A imagem é igual à que pode ser feita em Salvador-BA, Recife-PE, Fortaleza-CE e outras capitais do Nordeste. Daí, se reverido jornalista ainda existisse, escreveria, provavelmente, que se trataria de garotas nordestinas... Só que, com média de 12(doze) anos de idade, essas infelizes já nasceram no Rio mesmo, embora admita que, na maioria, possa ser filhas de nordestinos!

Seria o caso de se pesquisar o assunto a fundo, para poder chegar-se a uma conclusão mais próxima da verdade!

A respeito, escrevi o soneto decassílabo A DESGRAÇA (vide no Quadro de Avisos - 2), impressionado com reportagem de tevê local, sobre o "turismo sexual em Boa Viagem"!, praticado por "gringos" que são abordados (ou eram, porque houve intensa campanha contra tal "turismo"),no Aeroporto dos Guararapes, onde as meninas iam esperá-los , para serem levadas aos hotéis e, depois, às praias...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui