Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Sinais -- 10/05/2012 - 15:50 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta a Gabriel




10/05/2012

Enquanto esperamos, eu escrevi semana passada na página que não foi ao ar, dou meu petit: penso que a eleição francesa pode nos dizer muito sobre todas as dificuldades atuais, em todo o Mundo, pois o discurso que fez Sarkozi na sua posse - vou recuperar o trabalho - serve sim como lição para Nações em transformação.

O texto que havia escrito era Sinais Islâmicos e tratava da questão dos emigrantes, crucial hoje na Europa porque “eles invadem e isto faz lembrar o que aconteceu na Peninsula Ibérica no século VII, onde ficaram séculos" (veja em Regalo sobre Ghazel). O fundamento dos perigosos sinais e a influência em questões como a eleição francesa, está na proibição que Sarkozy fez, limitando as orações dos muçulmanos ao interior das Mesquitas e também em Barcelona algo inusitado: pleitearam uma famosa praça de touros para construção de uma Mesquita gigante, o que fez a TV CBN dizer que “algumas cidades espanholas se parecem mais com as do Oriente Médio".

Por tudo isto, penso que não estava longe da verdade quando escrevi as referências acima, considerando o que diz o cientista político Bruno Jerôme, um dos mais destacados docentes da França: para ele, Hollande não é um socialista verdadeiro e prevê conflitos de coalizões com Partidos da extrema esquerda “pela escassa margem de manobra para uma França socialista em meio a uma Europa conservadora”.

Também na Espanha, o Governo eleito diz que “não negociará com o Eta", o que, para mim, constitui um retrocesso e um perigo, que já se soma a todos os outros: ao clamor dos jovens por emprego e a reação contra o Rei, que se foi à caçar elefantes na África.

Na verdade, a Europa se assusta com a presença estrangeira e examina com cuidado essas correntes, como comentou a jornalista brasileira, Karla Menders, ela que ouviu vários exclamações nas ruas, como esta: “muitos estrangeiros vieram para cá, trouxeram suas famílias e tiraram empregos da gente”... então é difícil, diz ela, de ser mensurada a resistência aos imigrantes como na França e que se traduziu em números na expressiva votação que recebeu a candidata Marine Le Pen com o terceiro lugar, 17.9 porcento dos votos. O contexto europeu pôs em xeque o Tratado de Schengen, este que permite a livre circulação em 26 paises da União Europeia.

Com imensas suspeitas, o futuro ataca os fundamentos do bloco.
Na Inglaterra, Elizabeth II anunciou

"O programa legislativo de meu governo se


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui