Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
90 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 57363 )
Cartas ( 21181)
Contos (12602)
Cordel (10135)
Crônicas (22251)
Discursos (3139)
Ensaios - (9064)
Erótico (13414)
Frases (44118)
Humor (18580)
Infantil (3845)
Infanto Juvenil (2799)
Letras de Música (5476)
Peça de Teatro (1320)
Poesias (138535)
Redação (2942)
Roteiro de Filme ou Novela (1055)
Teses / Monologos (2408)
Textos Jurídicos (1926)
Textos Religiosos/Sermões (4942)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->2020 - Você sabia -- 27/11/2019 - 15:12 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos

2.020 – Você sabia

Você sabia que o gato mia, o sapo coaxa, o papagaio parla, o cachorro late, a Maria do Rosário enlouquece, o mosquito zumbe, o morcego farfalha, a baleia bufa, o tigre ruge, a vaca muge, o Bolso governa, a zebra relincha, o porco grunhe. O Lula ficou preso, o pombo arrulha, o pato grasna, o grilo canta, a galinha cacareja, o Flamengo foi duas vezes campeão nessa semana passada, a cobra sibila, o cavalo relincha, o boi muge e o Palmeiras dizem que não tem mundial.

Você sabia que devemos valorizar a nossa língua portuguesa escrevendo blecaute em vez de blackout, clipe em vez de clip, estande no lugar de stand, estresse em vez de stress, pôquer no lugar de poker, surfe e não surf, xampu e não shampoo, quitinete e não kitchenette, ateliê em vez de atelier, piquenique em vez de picnic, leiaute no lugar de layout, toalete no lugar de toilette, balé em vez de ballet, tíquete no lugar de ticket, escâner em vez de scanner e que um político honesto é muito melhor que um político corrupto.

Você sabia que nos últimos tempos nós fomos vítimas da corrupção, que assumiu o lugar da honestidade e que o mais corrupto tem até fã clube e é incorrigível. Aguardemos, pois terá seu castigo e continuando a valorizar nossa língua portuguesa escrevendo passatempo e não hobby, assessoria em vez de coaching, aparência em vez de look, cópia de segurança e não backup, experiência em vez de know-how, navegador no lugar de browser, direitos autorais em vez de copyright, banco de dados em vez de database, tela cheia e não fullscreen, características em vez de features, página principal e não homepage, carregando em vez de loading, captura de tela no lugar de printscreen, atualizar em vez de update e liquidação em vez de sale.

Você sabia que aforismo é um texto breve que enuncia uma regra, um pensamento, um princípio, ou uma advertência. É qualquer forma de expressão sucinta, de um pensamento moral. Vejam alguns: “Rir é o melhor remédio.”; “Seria cômico se não fosse trágico.”; “A palavra empolga, o exemplo ensina.”; “A tradição é cultuada pelos que não sabem renová-la.”; “Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.”; “O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.”. Alguns sinônimos de aforismos: ditado, máxima, adágio, axioma, provérbio e sentença e os políticos corruptos gostam de: “Tudo para mim!”.

Você sabia que um país como o nosso Brasil não tem apenas diferenças geográficas, mas também diferenças culturais, que implicam na nossa língua, como alguns nomes a seguir, começando por rotatória, um cruzamento circular, que dependendo da região é chamado de balão, ou ainda, de rótula. Calçada, também conhecida por passeio e o semáforo, sinalizador de trânsito, que orienta o tráfego através de cores, pode ser chamado de sinaleiro, sinaleira, ou mesmo farol, dependendo do lugar do país em que você está.

Você sabia que o ladrão, o corrupto é sempre desonesto, não importa onde você esteja e que existe gente corrupta de norte a sul no nosso país, que não estão nem aí, para nós pobres mortais. Não sei o que dizer, mas continuando com quebra-molas, uma alteração de relevo das ruas, um item de segurança no trânsito, que pode ser chamado de lombada, ou ainda de tartaruga. Que a tangerina também é conhecida como mexerica, bergamota, laranja-cravo, ou ainda mimosa. Agora também tem a tangerina Dekopon, um fruto híbrido, cruzamento da Ponkan e Targor Kiyomi, que eu confesso gostar muito e dou conta de duas ou três.

Você sabia que a Lava Jato conseguiu prender alguns dos mais terríveis corruptos desse nosso país, mas que forças ocultas a estão desmontando, não se importando em despejar nas ruas os piores bandidos, tudo para livrar a pele de um só, verdadeiro safado nacional.

Você sabia, que nesta quarta de vinte e sete de onze de dezenove, eu tirei este material da internet e que se você for comer polenta, iguaria feita de fubá de milho, ela também pode ser chamada de angu e que se você acompanhar com pão francês, ele também pode ser chamado de cacetinho, ou pão de sal. Inté, tchau, ou até mais; volto em dois mil e vinte!

Comentários

janie almeida  - 01/12/2019

Bom!!!

Toye de A. Costa  - 30/11/2019

Gangue do STF..........cânceres!!!!

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 8Exibido 28 vezesFale com o autor