Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SER RIBEIRÃOPRETANO, é o fim -- 31/12/2003 - 09:30 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O fim de ano em Ribeirão Preto, está mais pobre. A fantasia que a turma do Minarete deu a cidade foi-se embora. O fim de ano da cidade será mais silencioso. Morreu a sirene da Paulista, Antártica? ou Bavária.. Foi-se a fabricação de cerveja... Acabou-se a fama da Capital Nacional do Chope. Não adianta bater o pé para ir a Barretos... A cerveja que aqui tem em qualquer lugar se acha. Ribeirão Preto importa cerveja. O que importa! Ribeirão Preto não gosta de indústrias. Afinal do que gosta Ribeirão Preto? Foram-se os "monumentos históricos" e os que temos foram incorporados , num saladão histórico, a outros lugares. Comecemos pelo cemitério da Saudade.O desmanzelo deteriorou quase todas as obras de arte, mais antigas que o Teatro . As obras que estavam na praça Camões foram parar dentro do Pedro II.Que saudades do cinema! Cadê a visão histórica da praça XV? foi descaracterizada em tudo. Cadê o estudante da praça Carlos Gomes? Está cabulando aulas por aí! Cadê o monumento do padra Euclides da avenida Saudade? Passou pela praça Santo Antônio e seus pedaços foram para dentro do Asilo. O que fizeram das placas históricas que haviam pela cidade demarcando acontecimentos... Viraram sucata? A Maria Fumaça,está na duplicata da praça San Leandro despencando-se em ferrugem... Que barcarola é aquela defronte ao palácio Rio Branco. Que fizeram da fonte da praça das Bandeiras. com os bancos de granito da esplanada do Teatro? Onde colocaram o recanto do Poeta dos Museus? O que fizeram com o nome do Barracão... Com a praça Antônio Prado! O que fizeram com a história literária da cidade. Onde está o livro de Prata? Virou livro de lata!Cadê a seguência numérica da Feira do Livro ( começou em anos setenta)... Por onde andarão os livros da "antiga" Biblioteca Padre Euclides? Biblioteca! Ah, ribeirão das letras, nada mais é que a cópia de governantes do passado,Ademar e Fernando... Os escritores ribeiraopretanos não acontecem, apesar de pretensos ativistas culturais pregarem progresso.Veja o que ocorreu em 2.003...O fim de ano está mais pobre. Quando for meia noite não teremos mais a sirene da cervejaria e com isto, tenho certeza,o ano novo será menos festivo... Talvez a mais melancólica entrada de todos os anos ribeirãopretanos . O tim-tim dos copos será com cerveja importada... Ribeirão Preto, ah! capital do oeste,cafecap, capital da cultura,capital da cerveja e do churrasco à beira da calçada...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui