Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Hoje não é dia dos namorados no Brasil -- 14/02/2002 - 23:01 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HOJE NÃO É DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL
Uma crônica brasileira como motivo de campanha a favor das tradições brasileiras

João Ferreira
Brasília

Vocês nem imaginam como me sinto nacionalista hoje. Hasteei a bandeira verde-amarela em meu prédio e redigi o seguinte manifesto.
É uma forma descontraída de lembrar aos brasileiros que esse negócio de S. Valentim, patrono dos namorados é um problema anglo-saxão, de gringos globalizados.
Ora se S. Valentim não tem endereço neste país, eu vou encontrar maneira de encaminhar nosso santo gringo para um vigário de uma igreja de Kopenhague, na Dinamarca, para arrumar um altarzinho para que tenha onde ficar com toda a dignidade que tem. Só para o não deixar aqui ao abandono. Vou dizer ao vigário, em minha mensagem, que no Brasil o dia dos namorados é no dia 12 de junho. Que o dia 12 de junho é a véspera da festa do patrono dos namorados do Brasil. Véspera dos festejos de S.António de Lisboa, por alguns chamado de Pádua. E que se o Brasil já tem patrono, a questão de patrono é um espaço ocupado. Vou comunicar-lhe que no Brasil não há lugar para S. Valentim ocupar uma função dessas no coração dos brasileiros de tradição. Vou dizer-lhe em nome de meus concidadãos que aqui temos o Procon que proíbe a propaganda enganosa...Enganoso seria apresentar como Patrono um Patrono que o não é no Brasil. Que não se pode dizer que é titular de uma causa se já tem titular oficial dessa causa protegido por lei. Vou dizer que na verdade os direitos de imagem de Protetor dos Namorados estão registrados junto à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em nome de Santo Antônio de Lisboa, também chamado de Pádua, e S. Gonçalo de Amarante, rei das festas populares no Nordeste. Também comunicarei que depois do registro, seus titulares são reis absolutos de seus direitos, não cabendo a terceiros, passarem, por usurpação, a se apresentarem como herdeiros da proteção ao coração das moças brasileiras. E também direi que os direitos de imagem tornaram-se exclusividade desses dois heróis da santidade entre o povo brasileiro e que esses direitos de imagem já foram vendidos em todo o território nacional...
A justificativa desta decisão é a de que os brasileiros e brasileiras - que sabem namorar muito bem - acham melhor manter e prestigiar seus protetores domésticos. E isto pelo perigo da globalização que tende a roubar o que tradicionalmente é mais vivo e mais autêntico na alma do povo. Além disso, há a ameaça de que um santo gringo que vem lá dos países anglo-saxões, e que é novo nestas paragens, poderá terminar por não entender o tropicalismo de nossos namoros. Por decisão popular colhida em assembleia da república tupiniquim, foi resolvido, na noite de terça feira de carnaval, que os protetores oficiais de nossas moças e de nossos namorados continuarão sendo, como é de tradição, Santo Antônio e S. Gonçalo.
No que a mim toca, devo dizer, na linha da tradição, que insisto em manter Santo Antônio como protetor de meus namoros. Primeiro porque ele já me protegeu e defendeu vezes sem conta. Em segundo lugar, porque é amigo de S. Gonçalo e este está sempre por perto também e pode ser chamado em qualquer estação do ano, sobretudo durante as festas juninas . S. Gonçalo sempre termina por me dar todas as dicas de que preciso para conversar com minhas admiradoras e namoradas. Como ainda não tirei passapaorte norte-americano nem nórdico, nem anglo-saxão...essa titularidade de S. Valentim ainda não foi aprovada em minha academia. É por isso que estou encaminhando uma cópia deste meu manifesto ao Itamaraty para que dê uma ajudinha na passagem de S.Valentim para a Europa via Nova Iorque.
Uma longa lista vinda do Nordeste Brasileiro, me pede que com muito respeito que digamos a S. Valentim que não podemos pular por cima dos direitos adquiridos de nossos protetores brasileiros. É preciso dizer-lhe também que é na Europa que suas protegiddas o esperam.
Depois do que, assino e envio este manifesto para a Câmara Federal, com cópia para o Procon, em Brasília - para que, se assim convier ao povo brasileiro, seja prontamente convertido em decreto-lei.
João Ferreira
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1318 vezesFale com o autor