Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->E-mail de um pai orgulhoso -- 13/02/2012 - 12:15 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CAROS  AMIGOS
REPASSO  O EMAIL QUE ENVIEI PARA O MEU FILHO, QUE ASSUMIU O COMANDO DO 11º RCMEC, PARA QUE POSSAMOS COMPARTILHAR ESSE RARO MOMENTO
ABRAÇOS
PAULO



 MEUS CAROS AMIGOS
 

NO ÚLTIMO DIA 27 JAN, ÀS 19,30 HORAS,  MEU FILHO  - TEN CEL PAULO FILHO - ASSUMIU O COMANDO DO 11º RC MEC, EM PONTA PORÃ. FOI INDESCRITÍVEL A MINHA EMOÇÃO, AO VER MEU FILHO À FRENTE DE UM REGIMENTO DE CAVALARIA DOS MAIS TRADICIONAIS DA NOSSA ARMA. NÃO PODERIA, PORTANTO, DEIXAR DE COMPARTILHAR A MINHA ALEGRIA E VIBRAÇÃO COM MEUS COMPANHEIROS DE TURMA E COM MEUS AMIGOS(AS). A EMOÇÃO FOI AINDA MAIOR POR ELE TER RECEBIDO O COMANDO DO CEL MONTEIRO DE CASTRO, FILHO DO TITO - CAV 64. TITO, MEU QUERIDO AMIGO, E EU, SOMOS CONTEMPORÂNEOS NA AMAN, CURSAMOS JUNTOS A EsAO EM 1976 E FOMOS VIZINHOS. OS GAROTOS - FERNANDO E PAULINHO - COM MENOS DE 10 ANOS - BRINCAVAM JUNTOS. NA ECEME, O TITO FOI MEU PADRINHO. A AMIZADE DAS NOSSAS FAMILIAS JUSTIFICA A EMOÇÃO AO ASSISTIRMOS A PASSAGEM DE COMANDO DOS NOSSOS FILHOS. O CEL SPANGEMBERG - NOSSO TENENTE NA AMAN - E PAI DO TC SPANGEMBERG, QUE ASSUMIRA O 10º RC MEC, DE BELA VISTA, DOIS DIAS ANTES, ESTAVA PRESENTE NA SOLENIDADE. ABAIXO, TRANSCREVO O E-MAIL QUE ENVIEI PARA MEU FILHO ÀS VÉSPERAS DA PASSAGEM DE COMANDO. SÓ A PROFISSÃO MILITAR PROPORCIONA ESSAS ALEGRIAS E ESSES RAROS MOMENTOS.
 

ABRAÇOS
 

PAULO ROBERTO - CAV 65
 
Meu filho

Você me conhece e pode aquilatar o orgulho que estou sentindo por você assumir o comando  de uma unidade da nossa Cavalaria: o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado. É o orgulho de seu velho pai, vendo seu filho  prestes a cumprir a missão mais nobre de sua carreira militar.

Peço a Deus que o ilumine em todos os momentos, principalmente naqueles em que a decisão é exclusivamente sua. É quando seus subordinados ficam aguardando sua palavra final. Evidentemente ela terá repercussões prós e contras. A decisão é solitária e um dos grandes desafios do comando. Mas fique tranqüilo. Você está em condições de decidir - e muito bem - sobre todos os assuntos que necessitem passar pelo processo da decisão.

Não se desgaste. Deixe que seu subcomandante e seu estado-maior equacionem os problemas que a eles competem. Que cheguem a você os assuntos  que eles não possam resolver ou os que dependam da sua decisão.

Comande com serenidade. Mantenha o bom humor. Transmita confiança. Busque sempre a perfeição, mas não faça dela uma obrigação.

No momento em que toda a unidade estiver em ebulição, na perspectiva de um exercício, de uma visita, de uma inspeção e até de uma solenidade, você estará em condições, pela sua experiência e liderança, de conduzir seu Regimento para o sucesso.
Esteja sempre presente em todos os momentos. Nas formaturas matinais, nos exercícios, na instrução, nos treinamentos físicos, na manutenção das viaturas, especialmente as blindadas e nos cuidados com os cavalos  - elos  de nossas tradições.

Participe das missões que o Regimento irá cumprir na fronteira. Acompanhe o planejamento  e a execução, e avalie os riscos do engajamento em combate. Mantenha o Comandante da Brigada permanentemente informado.

Acompanhe e exija que a instrução seja bem conduzida. Certifique se seus soldados estão compreendendo e aprendendo. Cuide da segurança e não permita exageros. Acidentes são terríveis acontecimentos para um comandante. Procure sempre evitá-los. Deus estará sempre presente protegendo seu Regimento.  

Interesse-se pelo bem estar dos seus subordinados. Procure saber, sempre, como eles estão sendo alimentados, como as refeições estão sendo preparadas, como está a saude de cada um deles. Procure conversar e conhecer as dificuldades pessoais dos seus homens. Assim saberá compreendê-los, conhecerá suas aspirações e preocupações, suas qualidades e defeitos.

Apareça, inopinadamente, de madrugada no quartel, principalmente nas noites frias e chuvosas. Você terá surpresas.

Cuide da família militar. Evite inimizades entre oficiais, praças e suas famílias, principalmente nas vilas militares. Faça confraternizações frequentes, zele pelo ambiente e nunca deixe problemas sem solução. Você é comandante dentro e fora do quartel.

Mantenha bom relacionamento com os civis da cidade e com os do país vizinho. Utilize sua sensibilidade e tato. Processe as informações. Você é um dos nossos soldados do silêncio.

Esta é a melhor e a maior missão de sua vida militar. As outras que virão daqui para a frente, não terão a mesma emoção, o mesmo ineditismo e o mesmo desafio. Aproveite essa oportunidade única. Viva intensamente cada momento do seu comando. Você os lembrará pelo resto de sua vida.

Tenho certeza que você terá sempre o amor e o carinho da Angelita e a compreensão do João Pedro e da Maria Eduarda pelo pai muitas vezes ausente. O Regimento terá prioridade. Divida com eles as suas alegrias e apreensões. Eles serão seus parceiros no cumprimento das missões.

Peço a Deus que o proteja, o ampare e o acompanhe na difícil função do comando. Estou certo que capacidade profissional, preparo para a missão, experiência em missões relevantes e principalmente, qualidades pessoais necessárias para o exercício da função, você possui.

Desejo a você todas as realizações que merece. Que seus subordinados aproveitem a rara oportunidade de ter à frente um homem da sua grandeza - íntegro, decidido, leal, responsável, sensível, honesto, generoso, amigo, e sobretudo um líder - herdeiro das melhores tradições legadas pelo nosso General Osório.

Com todo amor do velho cavalariano, sempre torcendo pelo seu sucesso.

Seu orgulhoso pai

 

Obs.: O "orgulhoso pai" é o coronel (da reserva) de cavalaria Paulo Roberto da Silva Gomes, gente finíssima, com quem tive oportunidade de servir, e que hoje está trabalhando no Ministério da Defesa (F. Maier).

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui