Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
216 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 58115 )
Cartas ( 21211)
Contos (12845)
Cordel (10239)
Crônicas (22074)
Discursos (3147)
Ensaios - (9222)
Erótico (13451)
Frases (45256)
Humor (18930)
Infantil (4146)
Infanto Juvenil (3226)
Letras de Música (5505)
Peça de Teatro (1328)
Poesias (138690)
Redação (2995)
Roteiro de Filme ou Novela (1057)
Teses / Monologos (2417)
Textos Jurídicos (1934)
Textos Religiosos/Sermões (5245)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->2029 - Previsão -- 21/09/2019 - 14:39 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos

2.029 – Previsão

 

Daqui a dez anos, como estarei, ou como estaremos; boas perguntas, mas não sendo donos dessas previsões, o que poderemos dizer? Prever é muito difícil no plano individual, imaginem no plano coletivo. No entanto, nesses últimos dias, venho conhecendo São Miguel muito mais e pelo modo virtual, como um turista em busca de um destino e de roteiros interessantes, como o que descrevi na minha crônica passada: “Rota do Vinho e Bebidas Artesanais.”. Sem ao menos ter ido visitar fisicamente já dá para eu fazer uma previsão de sucesso cada vez mais para essa Rota.

Ontem, iniciaram-se as festividades em louvor a São Miguel Arcanjo, cuja programação ápice se dará no próximo dia vinte e nove, domingo, com atividades das sete as dezessete, entre missas, corridas, bênçãos, banda marcial, procissão e missa solene campal, finalizando os momentos de fé que temos e que a cidade tem pelo seu protetor. Já do ponto de vista turístico, a Basílica nos apresenta um prospecto bem completo das atividades diárias e indicações de como saber mais pelo www.basilicasaomiguelarcanjo.org.br, além de contatos por e-mail e Facebook.

Neste caso, o sucesso tem sido total e observando a evolução dos últimos anos, podemos prever o engrandecimento da fé ao nosso Santo Protetor pelos próximos dez, só que o trabalho nunca para, porque detalhes, às vezes, se impõem.

Negativos muito mais e coloco aqui um exemplo: terça passada me passando por “turista” estacionei na Praça e não achando o responsável pelo cartão, fui fazer o que tinha que fazer e voltando encontrei uma notificação de dois reais; não achando o responsável novamente, fui à banca e o Renatinho se apresentou para resolver o recebimento. Até aqui normal e tudo bem, só que ao sair, resolvi parar numa vaga atrás da igreja.

Aí, o “turista” aqui foi maltratado, quando perguntou se podia utilizar a notificação paga e uma mocinha simpática resolveu se antipatizar com a pergunta dizendo não ter nada a ver com aquilo e que se quisesse parar, que colocasse outro cartão, ou fosse embora, já que ela tinha mais a fazer. Claro que fiquei “estupefacto”, tentei argumentar e recebi mais respostas desconexas com Município de Interesse Turístico, se me entendem. Esse comportamento antipático me deixa sem previsão.

E por falar em MIT vamos ao que interessa, analisando o belo prospecto “Venha avistar as aves da Mata Atlântica”, para ficar em equilíbrio com a natureza. Começando pelo Parque Estadual Carlos Botelho, mais de trinta e sete mil hectares de mata preservados, com a primeira estrada parque cortando seus limites, ligando São Miguel a Sete Barras.

Próximo, temos também o Parque Onça Parda, que forma um corredor ecológico com o PECB que preserva a manutenção hídrica e a biodiversidade, com estrutura para camping e ecoturismo, possuindo trilhas e cachoeiras. Seguindo pelo RPPN Parque do Zizo, que possui em seus serviços hospedagem, alimentação e, além disso, oferece suporte acadêmico aos estudos do Bioma.

A RPPN de Trápaga é uma unidade de conservação inserida na Zona de Amortecimento do Mosaico do Paranapiacaba, setenta hectares de alta significância para a conservação da avifauna, cujo trabalho já registrou mais de duzentas espécies de aves. Já a RPPN Parque Taquaral é considerada o maior parque particular de São Miguel, fazendo entorno direto com o PECB, abrigando um dos trechos mais belos do rio Taquaral. A previsão para esses Parques é simples, já que serão sucessos sempre e trarão ao município, cada vez mais, turistas interessados na natureza, porém a maior previsão é que sejam preservados e tenho certeza que serão.

Falando ainda da Lagoa do Guapé, que possui como um dos seus atrativos o Bosque das Aves, com mais de setenta espécies de aves catalogadas e neste sábado, vinte e um de nove de dezenove, vai ficando fácil prever dias melhores e turísticos ao nosso município. 

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 8Exibido 27 vezesFale com o autor