Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50595)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vinte Anos sem Glauber -- 22/08/2001 - 09:34 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje, 22 de agosto de 2001, completamos vinte anos sem Glauber Rocha.

Gostaria de deixar registrado aqui na Usina o meu "encontro" com ele. Claro que, por impossibilidades etárias, só pude me encontrar com sua obra e a de alguns glauberianos.

Já o Zé Pedro Antunes, que de agora em diante chamarei carinhosamente de ZPA, conseguiu o privilégio de encontrar-se pessoalmente com o gênio.

Claro que essa palavra gênio é problemática, romântica, etc. Em vida, Glauber devolveu a genialidade e a burrice de seus comentaristas:

"Não me causam os crepúsculos a mesma dor da adolescência, devolvo traqüilo à paisagem os vômitos da experiência".

É fantástico como a poesia fala da nossa vida. Eu hoje estou vivendo isso, este diálogo de Terra em Transe.

Eu vou tirar da Usina o meu texto "Discutindo com Roberto Schwarz", embora eu insista em desdobrar os pontos de vista do cineasta para criticar o crítico. É sempre um prazer criticar o crítico, e o pessoal aqui da Usina não me deixa mentir.

Descobri Glauber a partir de um especial de 50 anos de Caetano Veloso. Mas Caetas hoje em dia afrouxou o arco e caiu de boca na geléia geral. Na Folha de São Paulo, o glauberiano Gilberto Vasconcellos, que antes elogiava a tropicália em seu livro De Olho na Fresta, passou a fanático detrator, desiludido com a postura oportunista de Caetano, que apoiou FHC, ACM e quejandos.

Bem que Glauber insinuava, nas Cartas ao Mundo, que com a preguiça que tinha, Caetano acabaria comendo poeira da história. Glauber dizia, e eu assino embaixo: nesse papo da tropicália, Glauber é o pai, Caetano é o filho, Gilberto Freyre e Oswald de Andrade são o Espírito Santo.

Fica esse recado para a moçada abrilhantada que curte tropicália, como o Bruno Freitas. E para quem pensa que eu sou o ESPÍRITO SANTO.

Tá explicado.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui