Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Capitão Pimentel: Uma opinião sobre o CHQAO -- 16/11/2011 - 11:52 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Minha opinião sobre o CHQAO

Atualmente faço parte de uma lista de discussão de oficiais da Polícia Militar de São Paulo (Grupo Barro Branco). Entrei na lista convidado pelo moderador. Sinto-me bem convivendo com pessoas que se tratam com respeito, coisa que não observo com tanta freqüência em outra lista de que participei, e sai por não me sentir confortável assistindo tantas grosserias, que não poderiam existir num ambiente de militares. Até ameaças de morte me fizeram. Um militar ameaçando outro de morte!

Mas o que me prende neste momento é o texto “CHQAO - UMA ANÁLISE CRÍTICA” que faz uma análise sobre o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO). Confesso que inúmeras vezes recebi matérias sobre o assunto, mas não me dei conta da sua importância. Na verdade só hoje vim ficar a par do que trata a Portaria Nº 104-EME, de 29 de agosto de 2011, a qual normatiza o CHQAO. Fiquei chocado.

Constato mais uma vez que o Exército de hoje não é o mesmo de ontem. Antes os chefes militares tinham respeito pelos comandados. Brigavam pela classe militar como um todo. Atualmente vê-se um certo egoísmo, preconceito e falta total de consideração com os subalternos.

Prejudicam mesmo a carreira dos graduados! É como se só dessem importância aos elementos formados na Academia Militar das Agulhas Negras. O resto é o resto, está aí para servir como mão de obra especialidade. Uma espécie de pião fardado para toda a obra!

Eu sou originário da tropa, entrando na Força como conscrito e galgando os postos paulatinamente até chegar a capitão na ativa, passando para a reserva com o soldo de major. Sendo da Arma de Comunicações, na atual conjuntura não teria galgado nem ao posto de segundo tenente. Estaria estagnado na condição de subtenente.

Servi numa boa época. As inúmeras vantagens ainda não tinham sido castradas.

As minhas promoções a partir da graduação de primeiro sargento, foram todas por merecimento.

Mesmo promovido regularmente, tive uma trajetória militar de dificuldades financeiras, - complementando o orçamento com ‘bicos’ realizados fora do expediente, - e só gozando umas férias decentes quando estava nos dois últimos anos de caserna. Se estivesse servindo atualmente, ou teria pedido exclusão do Exército, ou estaria passando fome.

Olhando para os homens que comandam as FFAA nos dias de hoje, sinto vergonha da instituição que tanto me deu orgulho no passado. As FFAA como instituição militar, regida pela Constituição Federal, é a mesma, mas os homens mudaram. Viraram um bando de moscas mortas, bajuladores, sem autoridade; mas que não perdem a pouse: vivem desfilando como pombos emplumados, com um barrete de rolo de papel higiênico enfiado debaixo do braço. E só enxergam olhando para baixo. Quando levantam a cabeça é para abrir a boca e receber mijadas dos comunos-petistas que os transformaram em um bando de gados fardados.

Esses senhores não respeitam os subordinados. Uma pena porque a recíproca é verdadeira!

José Geraldo Pimentel

Cap Ref EB

Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2011.

Nota:

Restituam a dignidade de seus comandados que eu voltarei a respeitá-los.

CHQAO - UMA ANÁLISE CRÍTICA

http://www.jgpimentel.com.br/textos_siteview.asp?showmaster=1&sub_id=52&id=573&id_texto=573&key_m=573&ft_m=573&id_cat=5

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui