Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O DILÚVIO UNIVERSAL -- 26/12/2003 - 16:18 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O dilúvio universal falado na Bíblia é muito provavelmente a interpretação que as pessoas deram a uma inundação decorrente do transbordamento do Mar Mediterrâneo sobre o Mar Negro, provocando uma catástrofe nas planícies adjacentes habitadas.



O relato bíblico diz que “As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos” (Gênesis, 7: 19).



Pesquisas no Mar Negro confirmam que um enorme volume de água pode ter rompido o atual Estreito de Bósforo há 7.500 anos e ocupado o Mar Negro, elevando sua profundidade e área. A teoria foi proposta em 1997 pela dupla de oceanógrafos Ryan e Pitman, tendo por base o estudo de fósseis e sedimentos marinhos.

...

Para Ryan e Pitman, a catástrofe foi vivenciada pelos povos às margens do antigo Mar Negro. Expulsos pelas águas, os sobreviventes migraram para a Europa Central e Oriente Médio. Nesses locais, refizeram suas vidas, desenvolveram a agricultura, impulsionaram o comércio e contataram outras culturas. Mas, apesar da distância do Mar Negro, continuaram a lembrar da enchente. A história do desastre perpetuou-se até tornar-se a fonte primária da narrativa bíblica do dilúvio” (Galileu, fev./2001, págs. 58, 59).



Como no passado todos desastres eram atribuídos à ira dos deuses, e o povo não tinha noção correta sobre a Terra, prevaleceu a idéia de que o deus em que cada um crê destruiu o mundo inteiro por causa da maldade do homem. Assim, para os hebreus, aquela inundação local tornou-se o dilúvio universal por obra de Yavé. Se ocorresse uma inundação total da Terra, restariam vestígios dela por toda parte, assim como restaram lá no Oriente.



Ver MAIS

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui