Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mas un tango se va dançar? -- 02/11/2011 - 17:44 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta a Gabriel

Mas um tango se vai a dançar?
13/10/2011

A pergunta, dita em espanhol ,fala da Cristina Kirchner e sua pretensão de permanecer na Presidência Argentina e busco para encontrar a inspiração a etimologia da palavra tango, até para entender suas raízes e compreender a conexão portuguesa,africana que temos e chego assim à Dilma e com ela ,a mulher na política...

Só agora o Brasil tem uma mulher Presidente ,mas a Argentina já conheceu a Evita Perón, a Isabelita e a gora Cristina e me confesso surpreendida com esta certa “teimosia” do argentino ,pois dá na lembrança que nem uma nem outra ofereceram melhores momentos á historia.

Adversários tradicionais nas fronteiras, em todas as latitudes ,Brasil e Argentina é um clássico,sempre incendiado de paixões...Agora mesmo , temos em Libres centenas de caminhões impedidos de entrar ali com os calçados brasileiros e ficamos em prejuízo ,como de outras vezes.Com todo o respeito, mas o MERCOSUL tropeça nessa rivalidade e a America fica em meio ,sem crescer na sua hegemonia.

E daqui a dois meses os hermanos escolhem alguém para um novo período presidencial, com Cristina tendo hoje 51% das ´preferencias, mas eu me pergunto: as terá até lá? Por isto a pergunta: :mas um tango se dança? Sei que é belo ,alegre, sensual,que empolga em “la noche”,mas quando amanhece o dia temos a pressa dos negócios e nem sempre a ressaca é boa.
Não sei o que se vá passar no País hermano, até porque lá tem ,como temos aqui ,histórico de corrupção,greves, ditaduras ,torturas...

A lucidez da atriz Fernando Montenegro , falando ao jornalista Ubiratan Brasil no Jornal Estado de São Paulo ,edição do dia 6 deste mês sobre a peça que interpreta em São Paulo sobre a vida de Simone de Beauvoir, diz muito :”O fato da presidente Dilma não hostilizar a oposição,de ter convidado o ex-mandatário para recepcionar Barack Obama, e de ter escrito uma carta de alta qualidade em que felicitava os 80 anos de Fernando Henrique Cardoso,isto qualifica Dilma como uma personalidade política.O problema é que a corrupção virou um poder suprapartidário,quase um quarto poder”,diz Fernanda ,que acrescenta “Se Dilma ceder a esse poder paralelo para poder governar,teremos um governo corrupto.Ela parece viver um um dilema shakesperiano,como Hamlet:se cede sua integridade para poder governar,como será este mandato? A corrupção , no Brasil ,tornou-se algo ameaçador,despudorado.E tal a força que a coisa não é sub-repticia ,mas falada ,escrita e desafiada”.

Dilma e Cristina, até aqui duas incógnitas, dançarão elas o “último tango”?






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui