Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CORUPÁ, CIDADE DAS CACHOEIRAS -- 21/07/2001 - 15:11 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Corupá, cidade próxima de Joinville, no vale entre Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, ao pé da Serra do Mar, comemorou o seu centenário em 1997. E com mais de cem anos de existência, é uma cidade jovem, com enorme potencial e vocação turísticos.
A Rota das Cachoeiras, sua principal atração, localizada no Parque Emílio F. Batistela, é composta de quatorze quedas d´água, a última com cento e vinco e cinco metros de queda livre. Este conjunto de cachoeiras é um presente da natureza por sua beleza e esplendor e se constitui no maior património turístico da região. Não é comum encontrar-se tantas quedas d´água assim tão perto umas das outras. Isso sem contar outras, que existem em outros pontos do município.
Mas há que haver infra-estrutura para receber o visitante que vem admirar essas belezas naturais e divulgação para trazer o turista até elas.
O poder público viabilizou o acesso, pelo interior do município, até a rota, alargando as ruas, sinalizando os caminhos, abrindo trilhas pela mata até a décima quarta cachoeira e disponibilizando locais para que o visitante se sinta à vontade, como churrasqueiras, mesas e bancos, em local coberto e no meio das árvores. Existem dois restaurantes, na entrada do parque, assim como o Recanto das Cachoeiras, com camping, toboágua, piscinas quiosques lanchonete e chalés.
Há, no entanto, muito a ser explorado, e mais atrações devem surgir para atrair e acolher os turistas. Uma melhor divulgação começou a ser feita depois das comemorações do centenário da cidade, mas muito mais há que ser feito. Aliás, foi uma pena a cidade ter perdido a oportunidade para fazer publicidade de seu potencial turístico em àmbito nacional, talvez, quando da gravação da novela "Ana Raio e Zé Trovão", pela Rede Manchete. Quase um terço da novela foi gravado em Corupá, ainda que muita coisa aparecesse no vídeo como se fosse Joinville. Corupá poderia ter usado a grande mídia - a própria televisão, jornais, etc., para esclarecer e assim, divulgar a cidade. E, quem sabe, talvez ainda possa.
A Rota das Cachoeiras foi mostrada lá apenas uma vez, mas o Seminário Sagrado Coração de Jesus, outra atração turística da cidade, com suas duas fachadas de estilos diferentes - uma com a igreja e a frente do prédio e a outra lembrando um castelo medieval, em estilo gótico - foi mostrado inúmeras vezes, além da zona rural e urbana.
Ainda há tempo. É ampliar ainda mais a infra-estrutura, fazer publicidade das belezas e encantos que a cidade possui, através de todos os meios disponíveis, inclusive pela Internet e esperar o turista, o visitante, que ele virá. E trará outros.



E-mail do autor: lzamorim@terra.com.br
Http://br.geocities.com/corupa_sc (veja as fotos das cachoeiras e outros pontos da cidade)
Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui