Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Visão interior -- 23/08/2011 - 11:42 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Carta a Gabriel

Visão interior
08/08/2011

Andava eu por Montmartre e resolvi procurar o Banco do Brasil. Nao, não, - nao era uma agência da nossa Instituição bancária e sim o nome que deram a um banco de praça,onde se reuniam os brasileiros que estavam em Paris e buscavam emprego.Havia então uma troca de informações e agora penso nessas vidas,que estavam ali mais a gosto de outros do que de si próprias,vivendo escassezes e penso também: onde estarão agora? Vou colocar no twitter esta pergunta : quem sentou no Banco do Brasil ,em Paris, nos anos 70? Contarei as respostas, se houver...

Paris é assim, convergente, e me faz pensar em Woody Allen, refinando sua cinematografia e mostrando as luzes da cidade, nos seus idos gloriosos e também em Ernest Hemingway em Paris é uma Festa. E segui caminhando.... fui ao Louvre, onde encontrei a Victoria de Samotrácia, que até hoje me faz recordar de um colega da turma do jornalismo, com muita saudade, e penso sim no seu significado e na Pirâmide que Mitterand mandou construir junto ao prédio original do Museu... Lembro então do Código da Vinci e todas as histórias da Mona Lisa... onde centenas de pessoas, cercavam a imagem e , como eu , com certeza, perguntavam-se : que mistério é este?

Paris é um mistério , como este e todos os outros que a literatura sempre fala... E resolvo voltar à Montmartre e ir à Igreja do Sagrado Coração e rezar a oração que lá me deram*,impressionada até hoje com o que me disse um guia conhecido em Paris por seus conhecimentos e sua aridez de espirito : não acredito em nada,mas quando entro na Basílica de Sacré -Coeur me dá algo inexplicável..E dá, foi assim comigo e com Mônica,uma argentina que fazia o roteiro europeu !.Quem for lá – pode ter certeza - não esquecerá do que digo agora , não irá arrepender-se de lá ter feito seus pedidos. Pois naquela noite, a Lua era Cheia e foi um Regalo para a alma, para os olhos, para tudo. Sai de lá para ouvir a musica francesa, na famosa praça dos pintores e comer uma bela sopa de cebola,à “la tradition ”

Foi uma das melhores noites da minha vida...

E a visão interior me deu um belo amanhecer.



Merci!


*A oração, com a qual fomos contemplados é esta:

Invocações*

Coração de Jesus,santificai-me!

Corpo de Cristo,salvai-me!

Sangue de Cristo,inebriai-me!

Paixao de Cristo,confortai-me!

Ó bom Jesus,ouvi-me!

Dentro de Vossas Chagas, escondei-me!

Nao permitais que eu me separe de vos!

Do espirito malígno,defendei-me!

E mandai-me ir para Vós,

para que com vossos Santos Vos louve,

por todos os seculos dos seculos.AMEM!

* esta é a versão original,que só agora encontrei nos arquivos de viagem.Ela é cantada todos os dias,às 12:30hs na Basilica do Sagrado Coração de Montmatre,Paris,diante do Santíssimo Sacramento Expósto,em Adoração Perpétua")

 

 

 

 



Sabe quem me entregou esta oração, comovido?

O guia , o cético, o incrédulo!

estou em www.ionegarcezvieira.com.br




 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui