Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2019 - Otários -- 10/02/2019 - 13:15 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
2.019 - Otários

Olá Pessoal, voltando do ano passado, longínquo que só, quando todos nós estávamos esperando revoadas de inovações neste ano atual de dois mil e dezenove, já caminhando pelo seu segundo mês e as inovações ainda não se manifestaram de vez, a não ser balões de ensaios aqui e ali. Tem o pacote da segurança, o pacote da previdência e o pacote das tragédias, que não teve ensaio, nem balão. O pacote veio em definitivo arrasando sem dar chance de salvação àqueles, cuja hora tinha chegado.
Pensar nos desígnios de Deus como explicação para tanto é deixar de lado a insana falta de responsabilidade dos tais responsáveis, tanto por Brumadinho, como pelo alojamento do Flamengo. Claro que existe responsabilidade e responsáveis, mas a mídia já está pensando no carnaval e o assunto trágico vai sendo deixado de lado, já aconteceu mesmo; bora que atrás vem gente e o BBB precisa de audiência.
O que dizer da Vale, já na sua segunda tragédia, saindo pelas beiradas, incluindo seu presidente, que nem falar sabe e muito menos assumir o que deveria assumir, a sua incompetência em cuidar de uma empresa carregada de problemas oriundos da mineração arcaica, por usar tecnologia ultrapassada para cuidar dos seus rejeitos. Ao ver o tal presidente dando declarações no calor da tragédia, amassando lama, me senti um otário, um grande otário. Como pode um sujeito como ele dizer que foi um desastre natural, como?
A mesma questão do presidente do Flamengo dizer que faria tudo pelos familiares dos adolescentes jogadores em potencial. E por eles mesmos, moradores de um alojamento de lata. O que o Flamengo faria pelos dez mortos pegos pelo contrapé de um aparelho de ar-condicionado em desajuste com sua manutenção. Como pode um sujeito como ele dizer que foi um mero curto-circuito, como?
Aliás, esse presidente do Flamengo é aquele mesmo que ajudou o Eike Batista enganar milhares de pessoas com as empresas "X". Na época áurea da enganação esse presidente do Flamengo era presidente contratado das empresas do Eike. Quer dizer know-how de enganação ele tem, ou não. Sim e de novo me senti um otário.
Otário, indivíduo ingênuo, tolo, inexperiente; trouxa. Definição de dicionário, como trouxa é aquele que é facilmente iludido ou ludibriado; um tolo. E pelo mesmo dicionário, tolo é aquele que não tem inteligência ou juízo, que é tonto, simplório e que diz, ou pratica tolices.
Posto isto para dizer que cada vez que alguém vai a televisão dar declarações sobre as tragédias, sim tragédias, eu me sinto otário em todas as suas explicações acima. O que tem de especialista sobre barragens, sobre atletas, sobre salvamentos, como se agora fosse importante. Vejam no caso da barragem que os engenheiros atestaram com laudos a sua segurança. Até foram presos, só que não, já que já estão soltos.
Como especialistas em dizer que o alojamento não tinha alvará, como se fosse normal não ter alvará. Alvará de bombeiros tem o significado de a edificação ter um mínimo de segurança, mas o tal do alvará era para um estacionamento e o que fez o Flamengo; construiu um alojamento de lata, utilizando contêineres, aquelas caixas de transportar mercadorias em navios pelo mundo afora. Para isso eles são bons, já para alojamento... Eu vi um croqui das instalações e que dó, os meninos dormiam numa ratoeira.
Agora me digam da cabeça do gerente-geral daquela mina da Vale com várias barragens em condições precárias. Como pode ele autorizar a construção de refeitório, escritório e almoxarifado logo abaixo do dique de contenção. E da cabeça do diretor-geral que deixou, e da cabeça do vice-presidente, e da cabeça do presidente, todos cegos pelas suas faltas de responsabilidades. O mesmo me digam da cabeça dos dirigentes e administradores do Flamengo.
Queria ter voltado mais ameno, neste domingo, dez de dois de dezenove, mas todos eles, toda a mídia, os especialistas, os políticos, enfim, eles nos fazem de otários.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui