Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aids: O Anticristo do novo milênio -- 15/12/2003 - 00:21 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Governos e Ongs do mundo inteiro promoveram no último dia 01 de dezembro - data dedicada ao combate do vírus da Aids e ao preconceito latente contra os soropositivos - eventos para arrecadarem fundos ao tratamento e à busca de uma possível cura. Paralelamente, órgãos de saúde tentam chamar a atenção dos jovens para os perigos reais desta doença e conscientizá-los de que, em caso de relação sexual, a única proteção contra o vírus mortal é o preservativo.



A Aids alastra-se,de forma desenfreada, por todos os continentes e há quem diga que, dentro de 10 anos, haverá um caso por família, o que, a princípio, poderia ser considerada uma epidemia.



A cura da Sida - como a Aids é conhecida nos meios acadêmicos latino-americanos, é aguardada para a nova década, mas há cientistas reticentes quanto à presente informação, por considerá-la uma utopia social, com base na esperança e não na realidade. Enquanto rivalidades originam-se na célula-mãe da comunidade científica, continentes, como o africano, vêem-se à mercê do caos, com número de infectados maior do que os governos podem tratar.



Em Moçambique, um dos países africanos mais pobres do mundo, não há médicos, enfermeiros e remédios, em números suficientes, para tratarem os soropositivos. A verba destinada pelo governo local a esta finalidade perde-se, em grande parte, no meio do caminho, em corrupções escandalosas. Por causa disso, idéias propagadas por pajés, os líderes espirituais das tribos africanas, tomam corpo e sinalizam à comunidade internacional, sem qualquer maquiagem, os motivos que fizeram da África milenar, o continente mais devastado pelo HIV no mundo.



Para se ter uma idéia, como denunciou há um mês a apresentadora Ana Paula Padrão, numa edição memorável do Jornal da Globo, pajés propalam que a cura da Aids consiste da realização do ato sexual do infectado com uma virgem. Isso mesmo! Ao transar com uma virgem, o aidético, segundo alas da crença africana, estará curado.



O procedimento é cercado de dogmas espiritualistas, que reverenciam a iniciativa como se a mesma fosse válida. E o mais estranho é que os países desenvolvidos, diante de propostas absurdas como esta, que instigam a previsível catástrofe do novo milênio - a contaminação total ou quase total da África, nada fazem... Preferem manter os discursos teóricos e solidários a investirem o dinheiro que acumulam - às custas da exploração alheia - em programas educativos e de tratamento, realmente eficazes, capazes de frear a contaminação e permitir um último suspiro de dignidade aos soropositivos.



E o que mais causa estranheza é a passividade da ONU - Organização das Nações Unidas ante ao pesadelo vivido pelas famílias do continente "negro"...



Ao invés dos países ficarem apenas debatendo a invasão do Iraque, deveriam estar a postos, prontos para enfrentarem os respectivos problemas, com a coragem e a vontade que o caso requer, afinal, a vida humana é o bem de maior preciosidade e todos os sacrifícios são necessários para preservá-la...



* Fale com o autor desse texto atravé do e-mail: professorcarlosmota@yahoo.com.br



www.escritorcarlosmota.com






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui