Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PERCEPÇÃO DO POETA -- 14/12/2003 - 19:43 (Edson Campolina) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PERCEPÇÃO DO POETA

Por: Fernando Pessoa





“SIM, que é o próprio homem senão um cego inseto inane a zumbir (?) contra uma janela fechada; instintivamente sente para além do vidro uma grande luz e calor. Mas é cego e não pode vê-la; nem pode ver que algo se interpõe entre ele e a luz. De modo que preguiçosamente (?) se esforça por se aproximar dela. Pode afastar-se da luz, mas não pode ir além do vidro. Como o ajudará a Ciência? Pode descobrir a aspereza e a nodosidade próprias do vidro, pode chegar a conhecer que aqui é mais espesso, ali mais fino, aqui mais grosseiro, ali mais delicado: com tudo isto, amável filósofo, quão mais perto está da luz? Quão mais perto alcança ver? E contudo, acredito que o homem de gênio, o poeta, de algum modo consegue atravessar o vidro para a luz do outro lado; sente calor e alegria por estar tão mais além de todos os homens (?), mas mesmo assim não continuará ele cego? Está ele um pouco mais perto de conhecer a Verdade eterna?”





Faça o exercício. Ver, sentir, transpor um vidro, um muro, uma parede. O poeta tem a sensibilidade e a criatividade que transcende barreiras físicas. Isto, concordo, o diferencia dentre os homens.

Fernando Pessoa nomeia o poeta como o “homem de gênio”, não quer, porém, restringir aos poetas. Fernando Pessoa generaliza o artista escritor como poeta.

Neste texto ele responde a um filósofo. Para muitos, e particularmente pra mim, Fernando Pessoa foi, e é, imortalizado pela sua obra, um grande “homem de gênio”, poeta, cronista, contista, escritor e, filósofo. Discutiu a arte, a sociedade, a religião, o homem, até a física quântica. Um lusitano do século do século XVIII com pensamentos de filósofo grego da antiguidade aplicados na modernidade de sua época.

Exercite os ensinamentos do mestre.





Edson Campolina

14/12/2003



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui