Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Prefácio Código Penal Bíblico -- 31/10/1999 - 19:50 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PREFÁCIO

E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.

A vida é o bem mais precioso do ser humano, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade. A liberdade, porém, não se confunde com a licenciosidade

O escritor e professor universitário NICANOR SENA PASSOS, nascido na longínqua e pequenina Nanuque, de Minas Gerais, no vale de Jequitenhonha, nos limites com a Bahia de Todos os Santos, bordejado pela natureza de um sol loiro e natureza pródiga, muito cedo começou a trabalhar para sustento seu e de sua família. Só mais tarde, já casado e com família constituída, conseguiu fazer o curso de Direito, seguindo sua vocação de jurista, humanista e homem profundamente religioso e dedicado à família. Posteriormente, com as filhas ainda pequenas, divide seu tempo, entre a advocacia, a universidade e a atividade de escritor, e, em menos de cinco anos, escreve quatro obras jurídicas, no campo do direito do trabalho, merecendo rasgados elogios da crítica e é aceito pelo público com caloroso afeto.
Aceitando convite do seu agora editor, Dr. LUIZ FERNANDO ZACAREWICZ, Presidente da Editora Consulex, deixa Goiània por Brasília, vindo a dirigir a Revista Jurídica CONSULEX, que se vem distinguindo, por sua elegància, riqueza temática, versatilidade, arrojo, profundidade nos temas e pela equipe de colaboradores que tornaram essa publicação única no gênero, como fonte de estudos e pesquisa, indispensável para estudantes, profissionais e estudiosos da Ciência Jurídica. Com igual têmpera, dedica suas energias a outras publicações, como a Revista de Direito Trabalhista e L&C Licitações e Contratos.
Não satisfeito com o êxito, com a ànsia de mais conhecer, põe-se a pesquisar e escrever, sobre temática religiosa, campo diverso, na sua fértil atividade, e, então, concebe a COLEÇÃO DIREITO BíBLICO, que se comporá do Código Penal, já em segunda edição, Código de Processo Penal, Código Civil, Código de Processo Civil, Código Comercial, Código Tributário Nacional, Código de Trànsito Brasileiro, Código de Defesa do Consumidor, Consolidação da Leis do Trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei das Contravenções Penais.
O Código Penal e as Escrituras Sagradas esgotou-se prematuramente, dado o elevado interesse que despertou, entre advogados, estudantes, leigos e religiosos, em vista da abordagem original desse tema, jamais tentada por nenhum escritor, até o momento.
Em sua segunda edição, na verdade, é um novo livro e não mera repetição da anterior, pois, além de revista e ampliada, o autor enriquece a obra com novos conceitos.
O Título - CÓDIGO PENAL BíBLICO - por si só clama por sua leitura imediata e, desde a primeira até a última página, desperta o leitor, com as mil e umas articulações e bailados das idéias e remissões dos delitos com a divina palavra e passagens bíblicas, que, com o pincel de artista, transportam o ledor para aquele misticismo em busca dos sentidos das coisas e deleite do espírito.
O leitor fica tentado a fazer uma leitura rápida, uma corrida sem parada, para somente depois ler com mais vagar. Nenhuma estação haveria, nesta primeira viagem. Pura ilusão! Apenas divagação do espírito, porque este se desgarra do corpo e lá se vai para a caminhada, que prometia ser bela, e ingressa neste mundo sublime de sonho e realidade encoberto de desafios.
As palavras começam a prender o aprendiz e o estudioso desafiante. As imagens que se formam em sua alma, o mundo que se cria, cada vez mais, exigem concentração e dedicação, sem pré - condições, impelindo-o, mais e mais, para a jornada confortável e maviosa.
E, assim, no passeio inaugural, contudo, com a imaginação aguçada, depara-se com a dedicatória, transbordando amor, saudade, encanto e doce alegria. Amor eterno a sua Solani Branca. Amor as suas lindas flores, belas, puras e juvenis. Amizade e preito a seus amigos e aos que nele acreditam incondicionalmente.
Esse título - Código Penal Bíblico - já é um alarme e um aviso seguro de que o verbo será partilhado por todos que tiverem a ventura de o ler, porque, com o autor, vivem-se os melhores momentos, conduzidos ao universo da luz e da esperança, mesmo em se tratando de coisa séria e, aparentemente, lúgubre, como o são o crime e a pena. Mas, exatamente, por isso, o entrelaçamento da lei positiva com o Livro dos Livros, pioneiro, no gênero, como ninguém jamais ousara fazer, abre as portas para a glória e o êxtase.
Não se há de falar em bons ou maus momentos, porque todos eles se iluminam pelo espírito do Criador. A mensagem espiritualista está presente e recorda que cada época há de legar ao homem os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias e na cruzada do porvir.
Eis, seu livro, seu mundo celestial, sua estrada universal.
Assim, ninguém é vazio bastante que não tenha o que dizer. Todos os seres têm dentro de si algo significativo para transmitir.
O autor, sem dúvida, demonstrou que é uma fonte perene de ensinamentos para doar!
Neste fim de século e início de um novo milênio que poderá ser o alvorecer da idade de ouro espiritual, com o Código Penal da Bíblia, o notável letrista está contribuindo decisivamente para a ascensão do espírito sobre a matéria.
E, assim, desbastando e polindo a pedra bruta, tal qual o escultor o faz com o cinzel, sincroniza as palavras, as frases, com a musicalidade de sua alma sensível de artista, poeta e escritor, para deleite de seus leitores, já agora, seus admiradores, prestes a desvendar essa magia.
Por isso, sua responsabilidade é muito grande e, quando consegue transmitir a mensagem, é sinal de que atingiu o objetivo. E, Nicanor Passos, certamente, fê-lo e está próximo da Glória do Altíssimo, pois:

"Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?
Quem há habitar no teu santo monte?
O que vive com integridade, e pratica a justiça,
E, de coração fala a verdade;

O quer não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra seu vizinho;
O que a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo,
Mas honram aos que temem ao Senhor,
O que jura com dano próprio e não se retrata;
O que não empresta seu dinheiro com usura,
Nem aceita suborno contra o inocente.
Quem deste modo procede não será jamais abalado" (Salmos, 15.1 a 5).

E assim a viagem se fez bela e fascinante!


Leon Frejda Szklarowsky:.
Advogado Jornalista Escritor Juiz Arbitral

Brasília, 25 de julho de 1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui