Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Cartão Eletrónico X Cobradores de Onibus Inesquecíveis -- 05/11/2018 - 12:44 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bilhetagem Eletrónica X Cobradores de Onibus Inesquecíveis
Há um boato dizendo que querem acabar com a função de cobrador, nos ónibus e nos tubos de Curitiba, para colocar o cartão eletrónico no lugar.
Isto, com certeza, causará desemprego. Pois vários cobradores perderão suas funções. Isto é horrível, principalmente, nesta época de crise.
Impor a bilhetagem eletrónica não acabará com os assaltos, dentro dos ónibus, como os desavisados pensam. Pois arrastões são realizados até em micro-ónibus, onde não existem mais cobradores.
Sem falar que com ausência de cobradores, nas estações-tubos, o número de vàndalos que furam as catracas e destroem o património público aumentará.
Esta confusão fez minha alma viajar no tempo e me lembrei de cobradores de ónibus inesquecíveis.
Nos anos noventa, havia um cobrador idoso que tinha só a unha do dedo mindinho pintada e comprida. Eu perguntei se aquilo era uma simpatia e o idoso afirmou que sim. Porém, simpatias mesmo eram suas atitudes com as pessoas. Além de ser gentil este ancião, no Natal, se vestia de Papai Noel e dava presentes para as crianças carentes que pegavam o coletivo. Na Páscoa, ele colocava uma tiara com orelhas de coelho e distribuía doces para os pequenos.
Nos anos 80, existia uma cobradora que quando não estava recebendo a passagem, confeccionava tricó e crochê sentada em sua cadeira no coletivo. Porém, quando fazia muito frio e esta moça via algum passageiro congelando, logo oferecia alguma blusa que ela tinha feito para a criatura e não cobrava nada por isto. Um dia esqueci meu casaco, em casa, e ela me deu uma blusa de lã que confeccionou durante as viagens de ónibus.
Muitas vezes os cobradores animam os passageiros que estão dentro dos coletivos com seus sorrisos, histórias e atitudes. Um ónibus sem cobrador é um coletivo sem alma.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui