Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Como nasciam os bebês -- 27/07/2008 - 18:57 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO NASCIAM OS BEBÊS


Eu nasci na maternidade, mas até então as mulheres davam a luz em casa. Uma parteira, senhora experiente nesse tipo de serviço, era chamada para ajudar as mulheres da família. Da cozinha vinham bacias de água fervente, muitas toalhas passavam de lá para cá, de mão em mão.

A mulherada ficava horas trancada no quarto. De fora, só se ouvia sussurros e gemidos. Na sala os homens conversavam, fumavam e tentavam acalmar o pai da criança.

Num dado momento a mãe berrava e todo mundo gelava. Logo em seguida, ouvia-se o chorinho do bebê e a felicidade reinava.

Nascida a criança, tratavam de vesti-la muito bem. Fralda de pano macio, camisa de pagão, casaquinho e sapatinhos de tricô. Depois enrolavam o bebê, do peito aos pés, no cueiro de flanela. E por cima de tudo, mais uma vez enroladinho ele ficava no xale de lã. Sem esquecer da touquinha pra aquecer a cabecinha. Se fosse menino, usava tudo azul. O enxoval das meninas era sempre cor-de-rosa.

Mãe e filho permaneciam no quarto por quarenta dias. Durante esse tempo – a quarentena – a mãe não saía da cama e se alimentava de caldinhos especiais. Ali mesmo recebia visitas e amamentava seu bebê.

Do lado de fora, o pai atordoado era ajudado por vovós e titias a cuidar de tudo, inclusive das outras crianças, sempre endiabradas, e agora, mais do que enciumadas.




Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui