Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50632)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140807)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->CULPA E AUTO-ACEITAÇÃO -- 06/11/2004 - 20:19 (Antonius) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Oh, meu Deus! Eu não mereço!
O Sr. se esqueceu de mim?

Lamenta-se o ser humano sempre que a fatalidade bate à porta. Questiona a vida, questiona o Pai Eterno; questiona até mesmo, a própria existência do Criador. Mas jamais questiona a si mesmo.

Sempre e sempre a culpa é alheia. É do pai, da mãe, do irmão, do vizinho, do patrão, do amigo, etc.

Sempre e sempre, somente somos o Cristo; jamais somos o Judas de nós mesmos. Somos tão somente os traídos e abandonados por todos e pela sorte; os martirizados. E nem sequer temos a oportunidade de renascer.

Como é fácil e cômodo nos eximirmos das culpas pelos percalços que insistem em nos atropelar.

Como é fácil dizer quando as coisas não saem a contento: "foi o destino que quis assim"; "foi inveja dos outros"; "Fui traído; enganado"; "Acho que Deus me abandonou"; "Porque somente comigo acontece isto?".
Tantas e tantas são as lamurias e as indagações: sempre pueris; sempre humanas; sempre egoístas.

A revolta é manifestada com maior vigor quando se perde um ente querido para a morte. A face da vida oculta aos nossos olhos, quando liberta um Espírito, trás principalmente aos familiares deste, dor e sentimento de vazio. Por vezes a dor é tamanha que até mesmo se revolta contra a Natureza.

Porque? Porque? Porque?
"Isto não deveria ser assim!"
"Deus, porque não levou a mim?"

Quem nunca ouviu frases como estas?

Perder um ente querido trás muita dor pela separação; e não há o que se contestar neste sentimento, que é legítimo. E no caso de um filho ainda jovem, ou ainda criança que deixa pais desolados quando cerra os olhos eternamente: isto subverte a Natureza?

Realmente isto é provido de fundamento?

Sim! É verdade que contraria a Lei da vida, visto pela óptica humana, um pai levar ao túmulo um filho. O contrário seria o natural.

Mas que verdade é esta? Esta verdade está na pequenez da visão humana que não aceita a magnitude da Natureza: perfeita, harmoniosa, matematicamente precisa. O egoísmo humano não consegue ver que o caos acontece quando se quebra a harmonia com atos, palavras, pensamentos maus. Não existe a injustiça da forma que se apregoa nas filosofias humanas.

Há tão somente causa e efeito; ação e reação; abismo e queda.

Como o imperfeito somente existe nos atos humanos e este não pode prevalecer, vem então a reação a estabelecer a ordem depois do caos; e vem na medida exata e no momento certo para o pronto reequilíbrio das coisas.

O que se chama de injustiça, nada mais é que este reestabelecer de ordem. A tempestade é o momento do reestabelecimento do equilíbrio dos elementos, que saneia o ar e depois de cessada trás calmaria, a água para os rios, para a terra. E deixa vir o sol.

Cada ser humano vive hoje a construir seu equilíbrio ou seu caos. Em cada instante, com pensamentos e atitudes, estamos poluindo ou saneando o ar que respiramos; estamos criando o clima que poderá ser de luz ou trevas.

Estamos sempre e sempre construindo nossas estradas. Cabe a nós mesmos decidirmos agora, se iremos em direção a campos de paz ou ao abismo das dores.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui