Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de uma Adolescente com Anorexia. -- 07/01/2011 - 18:59 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UMA ADOLESCENTE COM ANOREXIA

Até um tempo atrás eu era uma simples criança, gostava de brincar de boneca e jogos infantis.
Ao entrar na adolescência, vi o meu corpo mudando, fui crescendo e adquirindo forma de mulher. Aí, de uma hora pra outra, minha vida mudou ... mudou para pior !!!
Eu não tinha nenhum tipo de vaidade. Gostava de pintar as unhas, usar maquiagem e escovar o cabelo como qualquer garota.
Não sei explicar bem o que aconteceu, mas de repente comecei a me preocupar muito com a minha imagem. Eu ficava horas na frente do espelho, vendo o meu corpo e tirando medidas. Não podia passar numa farmácia que logo subia na balança para ver meu peso.
Passei a ficar muito preocupada com o que os outros pensavam sobre mim. Pra todo lado que olhava só via cobrança, por parte dos meus pais, na escola e pela mídia. Eu fiquei encucada demais com tudo isso. Eu tinha tão grilo com a minha aparência e, por isso, passei a buscar intensamente uma imagem perfeita, que pudesse agradar todas as pessoas à minha volta.
Eu queria adotar os ideais e patrões de beleza que via e ouvia. Daí em diante, entrei numa espécie de competição comigo mesma, pois direcionei as minha forças para construir um corpo perfeito.
Eu queria ser tão bela e desejada como a superstar Gisele Bundchen ou como a atriz Fernanda Lima. Mas, infelizmente não tinha idéia que esse objetivo ia me levar para o fundo do poço. Eu não estava preparada para essa busca desenfreada pelo corpo perfeito.
Todo mundo ficava preocupado comigo, pois eles diziam que eu estava agredindo meu próprio corpo, prejudicando minha saúde. Nessa época, eu não dava atenção para o que os outros falavam, por que eu me achava feia, gorda e desajeitada.
Tudo que eu queria era ficar magra, sem nenhuma gordurinha, livre de qualquer sinal de feiúra. Por isso, eu deixei de comer. Eu fiz um compromisso de não comer nada. Nenhum tipo de alimento era bom pra mim, nem mesmo verduras e frutas.
Essa repulsa pelos alimentos me fez emagrecer bastante e com o tempo sofri os sintomas da anorexia. Fiquei muito fraca, tinha dores de cabeça constantemente, minha menstruação parou e eu desmaiava com freqüência.
Ainda bem que eu percebi que aquilo tudo era uma loucura. Hoje que vejo que aquele desejo louco de ficar bela era uma forma de chamar a atenção para que meus pais e amigos me dessem afeto.
Eu era uma garota carente de afeto, mas não sabia dizer isso em palavras, e acabei agindo daquela maneira para extravasar uma sensação ruim que tinha dentro de mim.
Eu pensava que mudando meu corpo poderia ficar mais atraente e interessante para minha família e amigos.
Felizmente, encontrei ajuda e carinho. Agora tenho um pouco de alívio, pois estou me recuperando desse trauma tão grande !!!

São Paulo - SP, 07 de janeiro de 2011.

Sara Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Janeiro de 2011.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui