Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O CAVALERIO ANDANTE DA LITERATURA E DAS ARTES -- 15/07/2001 - 18:06 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRÓNICA
O CAVALEIRO ANDANTE DA LITERATURA E DAS ARTES
Leon Frejda Szklarowsky
Escritor, jornalista, professor universítário, advogado, autor, dentre outras obras, de HEBREUS, história de um povo, Editora Elevação, São Paulo, 10/2000 - leonfs@solar.com.br
Pinheirinho, ou José Ribamar Pinheiro Filho, nasceu na encantadora São Luís do Maranhão. Terra de bravos e heróicos cavaleiros. Quando menino, quantas vezes não se terá banhado nas lindas e selvagens praias de um mar bravio e quente, hospedando um povo fidalgo, de falar cantante e olhar longínquo, em busca de seus irmãos de tantos brasis deste Brasil gigante e hospedeiro. O homem do nordeste traz em sua alma a poesia e o canto que faz dele o artista e o violeiro nato, levando para os rincões mais afastados a musicalidade e a fidalguia de sua alma sofrida mas valente.
Assim é Pinheirinho, o cavaleiro andante da literatura e das artes. Como seus irmãos do nordeste, sai em busca de sonhos. Procura outras terras. Não olvida sua infància. Não permite que a cidade grande apague de sua memória os folguedos da meninice e o aconchego de seu lar, envolto no mistério que só ele sabe desvendar. E por que deixou para trás tudo isso, em busca da aventura ou da desventura?
Eis o espírito indomável deste cultor das letras e curioso da arte. Entretanto, não é só. Sua religiosidade torna-o quase um monge beneditino, pela pureza de alma e riqueza de valores espirituais, sem se perturbar com este mundo de tantos e miseráveis níqueis que abastardam o homem moderno, mas não consegue aniquilar o que de mais puro existe no ser humano: a vontade incontida de fazer o bem, custe o que custar.
Pinheirinho, na sua pureza e ingenuidade, descobre o Rio de Janeiro. Não o Rio violento e hostil, senão o Rio da cultura e das belezas naturais que fazem inveja a todos, por sua grandiosidade. E conhece, dentre tantos, o notável escritor António Carlos Vilaça, a quem serve como secretário e enfermeiro. Sua dedicação e amizade fazem de Vilaça seu admirador, que lhe dedica páginas em seu livro Os Saltimbancos da Porciúncula e em alguns contos. É, aliás, uma homenagem merecida.
Seu gênio inquieto o faz viajar para Brasília, jovenzinha e esbelta, a namoradinha do Planalto, que encanta a quem aqui aporta: o Centro Cultural e Político do Brasil.
En pleno cerrado, desenvolve seus dotes de divulgador da cultura e da arte. Descobre e promove talentos. Conhece escritores, jornalistas, artistas e poetas famosos. Convive com eles. Frequenta livrarias e bibliotecas e torna-se um dos mais assíduos e famosos hóspedes dessas casas de cultura. As redações de jornais e revistas, as TVs e as rádios são seu novo lar.
Tímido, leva uma vida espartana e de pobreza fransciscana, voltada para a cultura. E reflete: alguns pensam que vivem, mas estão totalmente enganados. Iludem-se. Vegetam, no fausto inglório. Afundam-se, na miséria humana, na riqueza material que não leva a lugar nenhum. Não experimentaram jamais, quão rica é a vida, num plano que nunca alcançaram, com a musicalidade celestial do amor, da glória de amar e ser amado, de doar e receber doação, não do vil metal ou do enganoso pedaço de ouro - metal ou ofuscante diamante e da passageira e absurda glória terrena, pelo nada que fez!
Sua preocupação maior reside em manter contato com as pessoas e avivar nelas o espirito de solidariedade. Afinal, ninguém é vazio bastante que não tenha o que dizer. Todos os seres têm dentro de si algo significativo para transmitir. E Pinheirinho consegue projetar sua paixão inata pelo ser humano e pelo que de mais sagrado existe no Universo, cultivando a liberdade de fazer tudo da melhor maneira. Acredita no homem. Acredita em Deus. Acredita que todo ser humano traz em si a energia celestial, mas poucos a utilizam ou sabem utilizá-la. E, por isso, incentiva-o, sempre.






Brasília, 15/07/2001 01:07:05



Autorizo a publicação e a divulgação



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui