Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Ensinar (Reflexão) -- 18/02/2009 - 20:59 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ensinar
Texto: Elias Torres
Leitura Bíblica: (Lc 5. 1 -11).
“O ensino do sábio é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte” (Pv 13. 14).
Meu velho pai dizia que foi o gato que ensinou quase tudo ao cachorro, do faro a caça, e num certo momento, depois de muito tempo de ensino, o gato disse ao cachorro: Pronto! Você está preparado pelo tantas coisas que eu ensinei à você, agora, se vire. Passado algum tempo o cachorro pensou, hoje é meu dia vou pegar, matar e comer esse gato. Num determinado dia o cachorro saiu correndo atrás do gato até que, num certo instante, quando o cachorro ia mordê-lo por trás, o gato deu um espetacular salto mortal para trás, deixando o cachorro besta com o golpe. Frustrado pelo fracasso o cachorro disse ao gato: Ô compadre, essa você não me ensinou. Cansado, o gato respondeu: Eu sou bobo de ensinar tudo à você. Com uma estória dessas não podemos misturar as coisas. É lamentável, mas tem pessoas que exercem liderança e tem essa mentalidade ridícula ao não repassar seus conhecimentos aos seus subordinados. Uns dizem que é segredo profissional e outros ficam no silencio, porém ambos os casos ficam caracterizados como falta de humildade. O líder que não ensina aos seus prepostos dentro de uma empresa tende a não evoluir, além de colaborar para a redução da lucratividade da mesma. Trata-se de um chefe egoísta e desumano. Quando ensinamos alguma técnica a produção cresce e chega um determinado tempo que o próprio líder sente-se mais descansado e tranqüilo. Quando ensinamos dentro de uma firma estamos ficando com menor responsabilidade, pois quando o chefe faltar, por algum motivo, ele vai estar sossegado porque sabe que tem pessoas responsáveis fazendo o trabalho de maneira eficaz. Um bom líder que tem amizade com a base receberá idéias e sugestões para melhorar a qualidade do serviço. Jesus não teve apoio da base, falou abertamente ao mundo e sempre ensinou nas sinagogas, ou nos templos, onde todos os Judeus se reuniam e nada tenha deixado de ensinar. Conf, (Jo 18. 20). Fazia isso mesmo sabendo que seu futuro seria a morte de cruz. Na leitura de hoje percebemos O Senhor ensinando na teoria ao povo e na pratica aos discípulos de como pescar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui