Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->VAMOS FAZER UM BOM NEGÓCIO? -- 05/04/2010 - 09:33 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

<
Primeiro,comecemos aprendendo o que significa essa palavra.De onde vem?
Sabemos que o trabalho dignifica o homem.Sabemos também, e concordamos,que quem inventou o trabalho não tinha o que fazer.
Mas,o diabo é que depois que fica nobre e digno o homem não quer mais trabalhar.Lembra-se dos nobres de antigamente,querido leitor?Aqueles romanos, portugueses e franceses que viviam no” dolce far niente “e não queriam nada com a hora do Brasil;mesmo porque,nem existia Brasil,né?
Mas,eu e você tínhamos que queimar a pestana fazendo trabalhos sobre eles.
Pois,para ser nobre de verdade naquela época,o sujeito tinha que viver no bem bom;trabalho é coisa de pobre,argh!Castigo para escravos.
Por isso, os nobres inventaram o ócio.Premio dos deuses para seus escolhidos e deveria ser gozado sem culpa e com dignidade.”Otium cum dignitate”
Mas,é claro que para manter esse status de parasita,teria que haver uma criadagem ativa e,para administrar seus bens havia os procuradores e capatazes,gente mais realista que o rei,ou seja,pegava pesado com os serviçais.Alguns procuradores procuravam também para eles,que ninguém é de ferro e,assim,as casas nobres iam se desmantelando,afundadas em dívidas,pois,como diziam os antigos:”de onde se tira e não se bota...Bem,vocês,leitores inteligentes,adivinham o resto.
Graças a isso,os nobres começaram a precisar fazer transações comerciais com os plebeus.
Mas,tais transações eram malvistas,humilhavam as casas nobres,eram vergonhosas,pois significavam a negação do ócio.”nee otium”.
Eis ai a origem da palavra “negócio”,cuja filha negociata,nossos políticos tanto adoram.

Conversa Fiada

Fiat lux
="http://contosecausos24x7.blogspot.com">Contos e Causos






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui