Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1789 - Trocadilho -- 24/06/2018 - 13:17 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.789 - Trocadilho

Um trocadilho é um jogo de palavras que apresentam sons semelhantes ou iguais, mas que possuem significados diferentes, de que resultam equívocos por vezes engraçados; pode ser um calembur, um calemburgo, ou um triques-troques. Traduzindo é uso de expressão que dá margem a diversas interpretações. Originário de "a la trocadilla", no sentido de às avessas, lá pelo ano de mil setecentos e oitenta e nove. De onde eu tirei tudo isso, da internet, claro!
Como eu tirei esta: No jogo Brasil x Suíça, o Brasil não foi nem bem, Neymar. Da Lígia: Se a Austrália não marcar gol, a Dinamarca. Eu devolvi esta: O Brasil anda pobre e a Costa Rica. Alguém mandou esta: "Não se esqueçam de posicionar suas tevês na vertical para ver o Neymar em pé." Quem o mandou só cair e aquela encenação de pênalti no jogo com a Costa Rica não pegou bem.
Uma pra minha filha: Lígia faz bolo e o Já Pão; e como ela gosta das cantoras baianas saiu esta: Lígia prefere a Ivete e o Sene Gal. Meu filho mandou uma também, incluindo o meu neto: O Caio faz birra, a Ale manha.
Mais da internet: Estou tão sem grana, que a minha última conversa foi fiada. Milhões de estrelas no céu, e eu fui me perder logo no brilho do seu olhar. Tinha um caminhão de uva na manifestação, mas deixaram passar porque uva passa. Errar é humano, mas errar toda hora é eu, mano. Qual tipo de música que você escuta? Todas, eu não sou surdo. Tem fiscal de pedágio que é de parar o trànsito. Tem muito mais no site osvigaristas.com.br e podem dar uma olhada por lá.
Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador. Esta, ouço desde que vim para São Paulo. Não sei por que a razão, mas sempre alguém se saía com esta, se achando o maioral: "Isto é um trocadalho do carilho." Entenderam, áha áha, muito infame, antiga e ainda em voga, já que os mais velhos não a esquecem de e os mais novos aprendem. Podem usar à vontade, pois trocadalho sempre é do carilho.
Vejam esta: A Lígia escreve e a Arábia Sau Dita! Culpa da Copa e foi ela quem começou, até surgiu: Lula é do Nordeste e a Coréia do Sul. Mais infame que esta só a próxima - Silvia chama o Francisco e o Mé Xico. A próxima: Se o Brasil perder a Copa a Cro Áchia. Para o técnico: Tite caiu, só pode ser labirintite. Para o CR7: O Cristiano joga bola e a Ingla terra.
A pior da semana: Cristóvão joga Co lombo e a Rússia Co lómbia. Não funcionou, mas vai constar porque trocadilho é assim mesmo e não se avexem podem bolar os seus. Bolar, kkkk, afinal estamos na Copa. Fechando com duas, das piores: Lígia cozinha e a Cro Ácia; Lígia olhava e a Sér via.
Informando que a Lígia está quase em todas, pois estávamos a incomodando por ser mãe fresca, fresca de recente e não de fresca mesmo. Um bem antigo: Qual o nome do menininho? Pelé! Como Pelé. É que Edison Era Antes do Nascimento. Alguém mais velho explique para um mais novo.
Perceberam que trocadilho é um vocábulo masculino, porém estou misturando masculino e feminino por causa da palavra e da frase. Desculpas aí.
Eu como maçã, a Marília pera. Eu uso enxada, o Cléber Machado. O Miguel não viu, mas o Clodovil. Ele come figo, a Camila Pitanga. Sou Palmeiras e o Sílvio Santos. João acorda mais tarde, o Edir Macedo. Ninguém queria pagar a conta, a Cássia Kiss. Ele taca barro, o Dalai Lama. Num restaurante: Tudo a Kilo que você gosta. Na quitanda: O Quiabo veste Prada; E o Coentro Levou; não deixem de levar A Incrível Rúlcula.
Neste domingo de Copa, vinte e quatro de seis de dezoito, depois de um vareio da Inglaterra em cima do Panamá, seis a um, continuando com a internet: Eu prefiro gasolina e o Vin Diesel. João paga o Miguel e o Zeca paga o Dinho. Hoje na Argentina tem querMéssi. Marcelo está na seleção, Adriana Esteves. Amarildo é Coelhão e o Paulo Oreia. Espero que não me matem, mas eu tentei...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui