Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1982 - Satisfações -- 17/06/2018 - 20:39 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


1.982 - Satisfações



Quase noite, frio e satisfações dos últimos dias e de hoje, quando meu filho Guilherme completa trinta e seis anos, ou dez copas do mundo nas costas. Começou com a de oitenta e dois, quando ele nasceu e hoje assistimos Brasil um e Suíça um, acompanhados do meu neto Caio, que também nasceu em ano de Copa.

Pois é, amigos, o meu neto já me tornou avô de fato e de direito. O Caio veio ao mundo segunda passada, dia onze de junho, pelas duas e cinquenta da tarde, com as medidas normais de um bebê saudável. Graças a Deus, Bom Jesus de Iguape, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora Aparecida, a quem eu peço sempre que nos olhe e nos ampare.

O Caio também tornou a Edna avó, no mesmo tempo que eu, uma descoberta que já dividi com vocês numa crônica passada, ou seja, tornamo-nos Vô e Vó na mesma segunda que ele nasceu. E olha, outra interessante descoberta, a Lígia e o André também se tornaram pais no mesmo momento.

Por falar em Copa, hoje a Alemanha perdeu para o México por um a zero e em oitenta e dois o Brasil foi eliminado pela Itália. Naquela seleção jogavam Sócrates, Toninho Cerezo, Zico, Falcão, Júnior e o técnico era Telê Santana; jogavam também Waldir Peres, Leandro, Oscar, Éder e outros notáveis. Na seleção de hoje, confesso que não conheço ninguém, exceto o Marcelo e o Neymar; ninguém da comissão técnica, só o Tite.

Até comentei com o Guilherme da minha ignorância, por não acompanhar de perto o andamento da seleção e também por todos eles jogarem fora, nem direi da falta de interesse geral, que nos tolhe no interesse próprio. Interesse mesmo quem trouxe foi o jogo Portugal três e Espanha três, mais o Cristiano Ronaldo. Do jogo de hoje, não guardei nem o gol.

Por falar em satisfações, a minha filha Lígia, mãe do meu neto Caio, escreveu um livro e o lançou na sexta dia oito de junho. É jurídico, fala da Lei do Divórcio e dos quarenta anos após a sua criação no Brasil. Aos interessados, recomendo já que ele é didático e de boa evolução na leitura. E se estou puxando a sardinha para o lado dela? Sim, estou!

No Caio tenho altos interesses e muita satisfação em vê-lo dia sim, dia não, dividindo sua presença com os outros avós, os pais e amigos, porém no meu tempo sou todinho dele e se estou babando, muito. Muito mesmo, mas quem não baba. Ele é bonzinho e não choraminga demais, tempo de trocar e só. Ah, o cocozinho não é cheiroso, é perfumado.

Curiosidades do dia onze de junho, ele é o centésimo sexagésimo segundo dia do ano no calendário gregoriano e no ano de dois mil e nove, o jogador Cristiano Ronaldo foi para o Real Madrid, sendo a contratação mais cara da história do futebol. Nascidos no dia: Shia Labeouf, artista americano; Mano Menezes, treinador; Isabela Garcia, atriz brasileira e Carla Vilhena, jornalista.

Também Jacques Cousteau, explorador e inventor francês; Richard Strauss, compositor alemão; Reginaldo Faria, ator e Coutinho, jogador de futebol. Num dia onze de junho, Juan de Garay funda a cidade de Trinidad, a atual Buenos Aires na Argentina. Faleceram o Presidente Eurico Gaspar Dutra, o ator John Wayne, o humorista Max Nunes e o Brasil venceu a batalha naval do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai.

Satisfações familiares são as melhores e um neto é só satisfação, ampla, geral e irrestrita; recomendo a todos sem efeitos colaterais e dores de cabeça. Neto é o que há, é o cara e o Caio então é The Best. Meu, vai ser puxa-saco assim lá... Vou mesmo, o Caio é meu e o boi não lambe. Posso até dividir um pouco com os demais, um pouquinho só.

Neste domingo, dezessete de seis de dezoito, perceberam que ando muito satisfeito, também de dez dias para cá tenho recebido da vida muitas satisfações, as quais tenho muito a agradecer, o livro da Lígia, os trinta e seis do Guilherme, o meu genro André, a minha nora Érika, a vó Edna, a minha família, os amigos e o meu neto, o meu neto, o meu neto, o meu neto e o meu neto, o Caio!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui