Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta a José Serra -- 11/10/2010 - 09:26 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Escrevi esta carta, da qual não esperava e nem tive resposta.

Adriano


Curitiba. PR, 23 de julho de 2010.

Exmo. Senhor Governador JOSÉ SERRA:

Nem sei se me dirijo ao Exmo governador do Estado de São Paulo ou ao candidato a Presidência da República, visto que ambos os personagens são vestidos pela mesma pessoa. Parece-me mais apropriado “falar” com o candidato. Começo me identificando: Cidadão brasileiro nato, Capitão Reformado do Exército e Professor aposentado, com saudáveis três quartos de século vividos.

Dada a impossibilidade de votar no outro candidato com possibilidade de lá chegar, dos que até agora estão colocados, não por ser mulher, mas pelo excesso de predicados negativos que vem acumulando ao longo da vida. E note que não falo de Marina. A preferência vai para nosso ex-Ministro da Saúde que então mostrou bom senso, extraordinária capacidade administrativa e iniciativas excepcionais. Além de, me parece, estar mostrando bom governo no Estado vizinho. Então preciso expor meu pensamento de eleitor – e certamente não estou só no modo de ver, de pensar.

Na impossibilidade de enviar seu programa de governo a cada brasileiro, lhe peço que exponha de público com simplicidade e clareza um resumo dele. E espero que, para começar, ali estejam contempladas propostas de plena recuperação de nossas esburacadas estradas. Também a construção de novas e amplas variantes ligando de norte a sul nosso imenso Brasil, para que possamos fugir desses verdadeiros “corredores da morte” que são nossas atuais BRs largadas às traças desde que o PT se adonou do governo. Do que conheço, excessão é o Paraná, pela ação do Governador. Quem sabe este seria um bom Ministro, apesar de pertencer a outro partido. Se é o Brasil que sai ganhando... É homem honesto, e põe o bem público em primeiro lugar.

Não se pode esquecer a obtenção de novas fontes de energia. Hidráulica, principalmente, com tantos rios permeando nossa pátria. E não só com grandes represas, também inúmeras médias e pequenas quedas d’água podem ser aproveitadas em condomínio com os Estados. Nesse setor é possível que até os ventos do Nordeste possam contribuir com sucesso.

O atendimento a saúde tenho certeza que é prioridade sua. Eu, brasileiro, só espero vê-la melhorada.

Agora, não podem continuar como estão hoje, as nossas esquecidas Forças (des) Armadas. É extremamente importante que V. Excia. venha a público, e de viva voz diga aos brasileiros quais suas propostas para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. Olho grande não falta. Em data recente, não fosse o grito patriótico do General Heleno, então no comando da NOSSA AMAZÔNIA, o mesmo que antes comandara nossas tropas no Haiti, e possivelmente teríamos ficado sem a ponta norte. Vejo aí, já que ele não se candidata a presidente, o Ministro da Defesa ideal!!! Patriota, culto e apolítico!!!

Em passado nem muito distante, por causa dessa mesma ponta norte o Brasil já precisou ir a guerra. Da Amazônia é a região mais rica. Salvo erro meu, além de riquezas outras não só ali, mas espalhadas pela nossa Hiléia. Entanto dizem, ali se concentram 94% do nióbio existente na Terra. Rico e raro mineral essencial até na construção de naves espaciais.

Água potável, em breve o bem mais precioso. E no Brasil está o maior estoque. Na mesma Amazônia e aqui no Sul, para onde descem a maioria de nossos rios do que resultou a imensa barragem de Itaipu. Sem falar do desprotegido, quem sabe já contaminado aqüífero Guarani. De São Paulo até a Argentina e o Uruguai, o maior depósito subterrâneo de água potável do mundo. Talvez a desculpa, o motivo porque os EEUU já estão vendo terroristas e pretendendo colocar tropas no vizinho Paraguai...

Por isso também, o efeito dissuasório das Forças Armadas não pode ser ignorado. Em um país com suas FA em boas condições de equipamento, armamento e pessoal, é necessário que se avaliem com precaução o custo benefício de uma intromissão indevida.

A Comunidade Européia fica nos dizendo o que podemos ou não fazer com a NOSSA AMAZÔNIA. Até o príncipe se atreveu a passear por lá, e acredito que sem nem o conhecimento desse governo; e ficou por isso mesmo. Nem uma nota do Itamarati. Ele e sua comitiva deveriam ter sido expulsos do país, e enviados embora a nado. E o que dizer dos romanos da atualidade. É, aqueles ali do norte, se sentem donos do mundo. E estão se preocupando muito com o que fazemos na e com nossa Amazônia. Que por sinal está entregue a maus brasileiros e até a gringos, sendo-lhes permitido apossarem-se de áreas imensas.

Eles mesmos, os EEUU, ocuparam e tomaram dois terços do território mexicano. E nós, com tal procedimento lhes estamos oferecendo nacos imensos de nossa pátria, de mãos beijadas...

Mais, brasileiros passam fome, morrem nas filas do Inamps, e seu Lula toma a liberdade de presentear Fidel e Chaves com fortunas em dinheiro vivo e Morales, com as ricas estruturas da Petrobrás. Por muito menos Gulart e Collor foram mandados passear. Mas agora nada acontece. O congresso inútil não vê, e nem a Globo (bem aquinhoada?) abre o bico.

Até logo mais...

Adriano Ribas



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui