Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Porque gosto da brasílica essência !... -- 21/10/2004 - 13:49 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


1908 - 1980
Honestidade - Hombridade - Dignidade
Último Primeiro-Ministro de Portugal Soberano e Independente

Notável jurista e político nascido em Lisboa, foi uma das principais personalidades do Estado Novo português. Trabalhou com Salazar, então ministro das Finanças (1929) e ajudou a esboçar a constituição portuguesa (1933). A ele se deve a sistematização do regime corporativo, inspirado no modelo italiano, e a redacção do Código Administrativo Português que os actuais "desgovernantes" não cessam de descodificar. Designado ministro das Colónias (1944-1949) e da Presidência (1955-1959), foi também, por inquestionável mérito e superior inteligência, reitor da Universidade de Lisboa.

Quando Salazar sofreu um derrame cerebral (1968), sucedeu-lhe no governo português, tendo sido nomeado primeiro-ministro.

Considera-se que não conseguiu controlar as graves dificuldades políticas que se lhe depararam, embora seu governo tenha admitido alguma abertura à oposição e haja rectificado importantes preceitos constitucionais. O descontrolo da inflação, a política na África, a insatisfação no exército e as muitas críticas internas e externas que se seguiram, culminaram com a Revolução dos Cravos, que derrubou o Estado Novo (1974).

Foi então respeitosa e cordealmente acolhido no Brasil, onde dirigiu o Instituto de Direito Comparado da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, situação em que morreu pleno de desgosto e de desconsolo com a pátria.

Acrescente-se que era um homem rigorosamente honesto, impecável humanista e civilista inequívoco, traído e rebaixado por uma cambada de ladrões-vendilhões que submeteram a nação portuguesa ao actual servilismo inútil em que está mergulhada... Decisivamente, com os portugueses de gatas, a caminho da extinção.

E os ventos da história não soprarão ao advir nenhuma outra verdade: os que estiverem inocentes serão tão só filhos e netos do câncer político da traição. Entretanto, a ideia de Portugal vai apenas existindo de raciocínio vendado.

Torre da Guia



PS = Indigna, revolta e até dá vómito a forma como o actual regime político português trata a memória de Marcelo Caetano.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui